Abstract
A pele, nosso maior órgão, reflete vividamente os efeitos prejudiciais que o envelhecimento pode causar tanto na função quanto na aparência.1 A MMP1, ou metaloproteinase de matriz 1, desempenha um papel significativo nesse processo, uma vez que a expressão aumentada desse gene leva à degradação do colágeno tipo I, o mais abundante em nossa pele.2 Esse aumento na expressão da MMP1 pode ser causado por alterações hormonais, exposição à radiação UV ou variações genéticas (polimorfismos). É essencial entender se a elevação na expressão do gene MMP1 resulta em uma maior degradação do colágeno tipo I e, consequentemente, acelera o envelhecimento cutâneo. Esta revisão tem como objetivo se o aumento da expressão do gene das metaloproteinases de matriz 1 conduz uma maior degradação de colágeno do tipo 1 e um maior envelhecimento da pele. Esta revisão bibliográfica integrativa foi realizada com busca no banco de dados das bibliotecas eletrônicas PubMed, Web of Science, SciELO e Lilacs, no período compreendido entre 2018 e 2024. Entre os estudos identificados, verificou-se o aumento da expressão gênica da MMP1 implicam em um maior envelhecimento da pele, segundo parâmetros relevantes na senescência do tecido cutâneo. Verificou-se que os estudos selecionados nesta revisão não seguiram uma padronização em tratamento, uma vez que a superexpressão do gene da MMP1 se dá por mais de um fator. Porém houve o uso do mesmo método laboratorial de análise genética para verificar a expressão do gene da MMP1, possibilitando uma relevância científica importante para detecção que o aumento da expressão do gene das MMP1, impactam no maior envelhevimento da pele, independente do fator causador para o aumento da expressão do gene.
.
Publisher
Revista Sociedade Científica
Reference30 articles.
1. Maio M de. Tratado de Medicina Estética. (Paulo ER 2a ES, ed.).; 2011.
2. Fries AT, Pereira DC. Teorias do envelhecimento humano. Rev Context Saúde. 2013;11(20):507-514. doi:10.21527/2176-7114.2011.20.507-514
3. Mauad R. Estética e Cirurgia Plástica: Tratamento No Pré e Pós Operatório. Prefácio de Ivo Pitanguy. 4a. (Senac, ed.).; 2012.
4. Borges F dos S. Modalidades Terapêuticas Nas Disfunções Estéticas. (Phorte . 2a ed. São Paulo;, ed.).; 2010.
5. The Role of Androgens and Estrogens on Healthy Aging and Longevity