Estudo voltado para a sustentabilidade da sub-bacia hidrográfica brasileira costeira do baixo piranhas a partir do índice de sustentabilidade de bacias hidrográficas

Author:

SILVA DANILO duarte costa e

Abstract

Na contemporaneidade, a gestão das regiões costeiras em nações em desenvolvimento tem enfrentado desafios significativos, frequentemente resultando em cenários preocupantes em termos de sustentabilidade. No contexto brasileiro, essa problemática é ainda mais acentuada devido a equívocos históricos no planejamento das políticas públicas, exacerbados pelas características físicas únicas do semiárido do país, que é considerado por muitos como o mais desafiador do mundo. Em resposta a essa necessidade, têm surgido indicadores destinados a avaliar a sustentabilidade, embora sua aplicação específica aos recursos hídricos ainda seja limitada. Nesse sentido, foi desenvolvido recentemente o Índice de Sustentabilidade de Bacias Hidrográficas (WSI), que se baseia no modelo Pressão-Estado-Resposta (PER) e engloba quatro conjuntos principais de indicadores - hidrologia, ambiente, vida e política (formando o acrônimo HELP). Apesar de sua aplicação bem-sucedida em várias bacias ao redor do mundo, há uma lacuna na utilização desse índice em análises de bacias costeiras e em ambientes semiáridos. Este artigo apresenta, portanto, a primeira aplicação do WSI em uma sub-bacia costeira localizada no semiárido brasileiro, especificamente no baixo curso da bacia Piancó-Piranhas-Assu, conhecida como sub-bacia do Baixo Piranhas, no período de 2006 a 2010. Os resultados da metodologia revelaram um escore de 0,531, indicando a necessidade de intervenção por meio da implementação de medidas mitigadoras.

Publisher

Revista Sociedade Científica

Reference19 articles.

1. Ab'Sáber A. N. (2003). Litoral do Brasil. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, 45 (1), 28-28.

2. Agência Nacional de Águas (2012). Hidroweb. http://hidroweb.ana.gov.br. (Acesso em 15 de março de 2015).

3. Agência Nacional de Águas (2014). Plano de recursos hídricos da bacia hidrográfica do rio Piranhas-Açu. Brasília, Brasil.

4. Asmus M. L., Kitzmann D., Laydner C., Tagliani C. R. A. (2006). Gestão Costeira no Brasil: instrumentos, fragilidades e potencialidades. Revista de Gestão Costeira Integrada 5, 52-57.

5. Brown K., Tompkins E. L. (2012). Making waves: integrating coastal conservation and development. Routledge.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3