Author:
Bogea Ribeiro Louise,Silva Filho Manoel da
Abstract
O presente estudo teve por objetivo entender o que é diversidade linguística, apresentando palavras pouco frequentes na Língua Portuguesa e conhecer os desafios inerentes à prática pedagógica do docente de Língua Portuguesa à perspectiva de uma formação humana. Nota-se a necessidade de conhecer ainda mais acerca da diversidade linguística que habita nas diferentes formas de falar da população brasileira, assim como pela importância de colaborar para que ela não se torne uma arma racista e preconceituosa, usada para desdenhar e humilhar as dessemelhantes formas de falar em português. Para tanto, o presente estudo foi concretizado através de uma abordagem qualitativa, fundamentada em pesquisa bibliográfica e estudo de caso. A pesquisa possui um aspecto exploratório. Concluiu-se que, ao dominar o Português e familiarizar-se com uma variedade ampla de palavras, o usuário torna-se mais apto a compreender textos complexos e a produzi-los, aprimorando a sua capacidade de expressão de ideias. Esse processo de aprendizagem facilita o domínio de outras línguas. Com isto, espera-se disseminar e valorizar o vasto patrimônio linguístico.
Publisher
Revista Sociedade Científica
Reference22 articles.
1. ABUTALEBI. J. Neural aspects of second language representation and language control. Acta Psychologica.; vol. 128, issue 3, 2008.
2. AMARAL, N. C. Desafios da língua portuguesa no ensino fundamental. Revista científica eletrônica de pedagogia.; vol. 10, n. 19, 2012.
3. AZEVEDO, I. C. M. de.; DAMACENO, T. M. dos S. S. Desafios do BNCC em torno do ensino de língua portuguesa na educação básica. Revista de estudos de cultura.; n. 7, 2017.
4. BAGNO, M. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 55ª ed. São Paulo: Loyola, 2013.
5. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: . Acessado em 10 de abril de 2024.