Author:
Veronez de Lima Bruno,Luciano Afonso Mariana
Abstract
O presente texto consiste em breves reflexões sobre trabalho e saúde a partir de uma revisão narrativa de literatura a respeito do processo de uberização do trabalho. Nesta revisão, priorizou-se estudar os conceitos de saúde, trabalho e processo de adoecimento do trabalhador dentro do contexto de precarização das relações trabalhistas no Brasil, no atual cenário de uberização. Para tal finalidade, foram pesquisados artigos publicados entre 2018-2023 que abordam o tema utilizando as seguintes palavras-chave: uberização, saúde do trabalhador, saúde e trabalho. Tais termos foram lançados na base de dados Scielo. Por fim, foram selecionados os trabalhos mais correlatos ao tema e foram feitos fichamentos desses artigos e condensados neste texto para fins de comunicação e atualização sobre o tema.
Publisher
Revista Sociedade Científica
Reference14 articles.
1. FRANCO, DS. Uberização do trabalho e acumulação capitalista. Cadernos EBAPE.BR, FGV, v. 17, Edição Especial, 2019.
2. MARX, K. O capital: crítica da economia política. São Paulo: Nova Cultural, 1988.
3. SOUZA, KR. et al. A categoria saúde na perspectiva da saúde do trabalhador: ensaio sobre interações, resistências e práxis. Saúde em Debate, 2017;41(spe2):254–63.
4. LAURELL, AC, NORIEGA, M. Trabajo y salud en SICARTSA. UAM-X, México, 1987.
5. PINHEIRO, SSM, SOUZA MP, GUIMARÃES KC. Uberização: a precarização do trabalho do capitalismo contemporâneo. SSD, 2020; 1(2).