Abstract
O aumento do envelhecimento populacional tem trazido preocupações mais significativas sobre como os cuidados adequados serão prestados aos idosos no futuro. Este estudo objetivou descrever a atuação do profissional de saúde frente ao envelhecimento saudável/senescência. Trata-se de uma revisão de literatura, do tipo integrativo, de caráter descritivo e abordagem qualitativa. Foi realizado uma busca nas bases de dados, sendo eles: Literatura Latino-Americana em Ciências de Saúde (LILACS), Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). Foram utilizados filtros nas bases de dados para facilitar a busca pelos artigos que formaram o desenvolvimento do estudo, sendo eles: os últimos 10 anos (2013 a 2023), tipo de documento (artigos), completo e gratuito. Para discussão do trabalho foram analisados 08 artigos voltados para temática, no qual verificou-se que o profissional de saúde tende a promover ações de promoção à saúde, agregando aumento na autoestima e autonomia e melhor estadia do idoso, o que se caracteriza como um achado relevante, uma vez que a diminuição ou ausência de autoestima do idoso podem comprometer a realização de atividades diárias ocasionando seu isolamento e repercutindo significativamente sobre a qualidade de vida.
Publisher
Revista Sociedade Científica
Reference16 articles.
1. ALMEIDA, Daniel Lourrick Ferreira et al. Promoção do envelhecimento saudável: uma proposta de atenção interdisciplinar. Caderno Impacto em Extensão, v. 3, n. 1, 2023.
2. CANTELE, Adriana Brhem et al. Envelhecimento ativo: o conhecimento dos técnicos de enfermagem da estratégia saúde da família. Revista Saúde e Desenvolvimento, v. 11, n. 9, p. 156-171, 2017.
3. CARNEIRO, Thamara Pessamilio et al. O processo do envelhecimento saudável versus pandemia COVID-19: atuação do enfermeiro na atenção primaria a saúde. Research, Society and Development, v. 11, n. 5, p. e18111527889-e18111527889, 2022.
4. DARDENGO, Cassia Figueiredo Rossi; MAFRA, Simone Caldas Tavares. Os conceitos de velhice e envelhecimento ao longo do tempo: contradição ou adaptação?. Revista de ciências humanas, n. 2, 2018.
5. GOUVEIA, Danielle Conceição; RODRIGUES, Lília Marques Simões. Enfermagem e o envelhecer saudável. Revista Pró-UniverSUS, v. 10, n. 1, p. 97-101, 2019.