Abstract
O presente artigo aborda a relevância da gamificação na educação, mostrando ser uma forma de inovação no ensino. No texto é ressaltado os benefícios da gamificação, que incluem o aumento do engajamento, a melhoria na retenção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos estudantes. Ademias, são apresentadas algumas ferramentas de gamificação como o Classcraft, Duolingo e Kahoot!, apresentando suas características. Além disso, no texto é discutido os desafios da sua implementação, especialmente na educação pública, visto que existem problemas como infraestrutura limitada, falta de capacitação dos professores e disparidades socioeconômicas entre os alunos. Conclui-se que a superaração desses desafios é crucial para aprimorar o modelo educacional e contribuir para um ambiente virtual mais atrativo e dinâmico.
Publisher
Revista Sociedade Científica
Reference4 articles.
1. DA SILVA, Andreza Regina Lopes et al. Gamificação na educação. Pimenta Cultural, 2014.
2. TOLOMEI, Bianca Vargas. A gamificação como estratégia de engajamento e motivação na educação. EAD em foco, v. 7, n. 2, p. 145-156, 2017.
3. BICEN, Huseyin; KOCAKOYUN, Senay. Determination of University Students' Most Preferred Mobile Application for Gamification. World Journal on Educational Technology: Current Issues, v. 9, n. 1, p. 18-23, 2017.
4. MARTINS, Cristina. Gamificação nas práticas pedagógicas: um desafio para a formação de professores em tempos de cibercultura. 2015. 112p. Dissertação (Mestrado Em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2015.