Avaliação por georreferenciamento do processo de savanização em uma área em Ponta de Pedras, Marajó, Pará, entre 1997 e 2022

Author:

Ribeiro Ana Beatriz FerreiraORCID,Malcher Jamile Louise de CarvalhoORCID,Da Silva Bruna Fernanda Pacheco PereiraORCID,Neto José Santana de OliveiraORCID,De Freitas Danielly Torres HashigutiORCID

Abstract

A savanização é caracterizada pela ação antrópica e tem ocorrido com muita frequência na região Amazônica. Sendo assim, o objetivo da pesquisa foi de analisar se houve aumento do processo de savanização ao longo do tempo em uma área do município de Ponta de Pedras - Ilha do Marajó – Pará. Foi realizado o estudo de caso multitemporal no período de 1997 a 2022. Dessa forma, considera-se o trabalho relevante, uma vez que ajudará apontar a ocorrência e o percentual do processo de savanização da área de estudo. Dados do PRODES e do satélite landsat foram analisados a fim de avaliar a área de uso, em escala de três, quatro, cinco e seis anos, além disso imagens in loco foram retiradas a fim de corroborar as informações fornecidas pelos programas citados. Por fim, os dados foram analisados pelo ArcGis, o qual forneceu os resultados por meio da sua calculadora geométrica, identificando o percentual de área savanizada. O programa de geoprocessamento e sensoriamento demonstrou a existência de 71,24% de área desmatada, sem recuperação vegetal do local, ou seja, permanecendo savanizada no período de 1997 a 2008. Constata-se que esta área não existia nos anos de 2003, 2007 e 2010, enquanto nos anos de 2016 e 2021 já é possível identificá-la de forma consolidada. Considera-se também que a referida pesquisa é pioneira na apresentação de resultados, visto que não há pesquisas dentro do estado do Pará referentes à consolidação da ocorrência do processo de savanização, somente o crescimento e declínio da área savanizada.

Publisher

ABClima (Brazilian Association of Climatology)

Reference29 articles.

1. ABSY, M. L. A origem, evolução e diversidade da vegetação do bioma Amazônia. Ciclo de conferências 2013 bioma Amazônia. FAPESP, São Paulo, 2013. Disponível em: https://fapesp.br/8063/ciclo-de-conferencias-2013-bioma-amazonia. Acesso em: 12 jan. 2023.

2. BARBOSA, R.; I.; CAMPOS, C.; PINTO, F.; FEARNSIDE, P.; M.; Os “Lavrados” de Roraima: Biodiversidade e Conservação de Savanas Amazônicas Brasileiras. Functional Ecosystems and Communities, v.1, p. 30-42, 2007.

3. BORMA, L.; NOBRE, C. Secas na Amazônia: causas e consequências. Oficina de Textos, 2013.

4. CONTI, J. Cadernos Geográficos. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Geociências. Imprensa Universitária, Florianópolis, n.1, 1999.

5. DA SILVA, K. E.; RIBEIRO, C. A. Á. S.; MARTINS, S. V.; SANTOS, N. T. Concessões de florestas públicas na Amazônia: desafios para o uso sustentável dos recursos florestais. Bioikos-Título não-corrente, v.23, n.2, 2009.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3