Abstract
Para melhor estudar e entender os eventos extremos de precipitação em Portugal, utilizando análises estatísticas variadas, objetivou-se neste trabalho, identificar e quantificar os eventos extremos (EE) ocorridos nas regiões de Portugal, verificando similaridades/homogeneidades entre os EE, bem como conhecer suas causas climáticas. Para isso, utilizou-se dados de dezoito localidades no período de 1900 a 2017 e as estatísticas SPI, Análise de Agrupamentos e Análises de Ondaletas. A região de Lisboa/Tejo foi a que apresentou maior porcentagem de eventos de seca e maior número de EE de chuvas. Já a região de Algarve foi a que apresentou o menor número de eventos extremos de chuva e de secas, sendo a região com maior número de eventos normais. A partir da Análise de agrupamentos foram identificadas localidades com características semelhantes, as quais formaram os Grupos 1 e 2, indicando que Portugal apresenta duas grandes áreas com EE semelhantes entre si, e distintas entre esses grupos. As causas dos EE com índices de precipitação elevada são caracterizadas pela associação de diferentes escalas temporais, como também a falta delas relaciona-se com os anos de baixos índices pluviométricos. O Grupo 1 tem como causa climática principal para seus eventos extremos de chuva, a Oscilação Decadal do Pacífico e o Grupo 2, o Dipolo do Atlântico e ciclo de Manchas solares.
Publisher
ABClima (Brazilian Association of Climatology)
Reference52 articles.
1. ANDREOLI, Rita Valéria; KAYANO, Mary Toshie (2007) A importância relativa do Atlântico Tropical Sul e Pacífico Leste na variabilidade de precipitação do Nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Meteorologia, v. 22, n.1, p.63-74.
2. ANDREOLI, Rita Valéria; KAYANO, Mary Toshie; GUEDES, Roberto Lage; OYAMA, Marcos Daisuke; ALVES, Maria Aparecida Senaubar. (2004) influência da temperatura da superfície do mar dos Oceanos Pacífico e Atlântico na variabilidade de precipitação em Fortaleza, Revista Brasileira de Meteorologia, v.19, n.3, 337-344.
3. ASHOK, Karumuri; BEHERA, Swadhin; RAO, Suryachandra Anguluri; WENG, Hengyi; YAMAGATA, Toshio. (2007) El Niño Modoki and its possible teleconnection. Journal of Geophysical Research, v.112, p. 1-27, DOI: 10.1029/2006JC003798
4. BEER, Juerg; MENDER, Werner; STELLMACHER, Rita. (2000) The role of the sun in climate forcing. Quaternary Science Reviews, v.19, p. 403-415.
5. BLAIN, Gabriel Constantino; KAYANO, Mary Toshie (2011) 118 anos e dados mensais do índice padronizado de precipitação: Série meteorológica de Campinas, Estado de São Paulo. Revista Brasileira de Meteorologia, v.26, n.1, 137 - 148.