Abstract
O planejamento urbano é um processo técnico instrumental que visa melhorar a qualidade de vida nas cidades de acordo com objetivos estabelecidos em políticas públicas, que adquire sentido jurídico quando consubstancializado em planos urbanísticos. Esse processo exige uma compreensão sistêmica dos fenômenos climáticos urbanos, de modo que o objetivo do estudo é investigar a funcionalidade da metodologia Urban Climate Map (UCMap) como instrumento de planejamento urbano-ambiental. Na pesquisa foi utilizada a metodologia de estudos descritivos acerca da técnica UCMap, assim como realizou-se levantamento bibliográfico especializado nas áreas de planejamento urbanístico e climatologia urbana. Constatou-se que o uso de Mapas Climáticos Urbanos, mediante o emprego de mapas socioambientais, proporciona a integração de aspectos socioculturais, naturais e artificiais do meio ambiente urbano no processo de planejamento urbano-ambiental, instrumento técnico-jurídico compulsório, levando em consideração os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos na Agenda 2030. Espera-se que o estudo demonstre a importância do uso de metodologias integrativas no planejamento urbanístico para alcançar a sustentabilidade e a resiliência de ecossistemas urbanos adaptadas às mudanças climáticas globais e aos eventos climáticos extremos.
Publisher
ABClima (Brazilian Association of Climatology)
Reference74 articles.
1. ACSERALD, H. Justiça ambiental e construção social do risco. Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curitiba, v. 5, n. 5, p. 49-60, jan./jun. 2002. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/made/article/view/22116. Acesso em: 15 out. 2021.
2. ADLER, F. R.; TANNER, C. J. Ecossistemas Urbanos: princípios para o meio ambiente construído. São Paulo: Oficina de Textos, 2015.
3. ALCOFORADO, M. J. Aplicação da climatologia ao planejamento urbano. Alguns apontamentos. Finisterra – Revista Portuguesa de Geografia, Lisboa, v. 34, n. 67/68, p. 83 – 94, 1999.
4. ALCOFORADO, M. J. Climatologia Urbana para o Ensino. Lisboa: Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa. 2010. Disponível em: http://edicoes-ceg.vitraldigital.com/_fich/4/mja_climatologiaurbanaensino.pdf. Acesso em 04 mar. 2021.
5. AMORIM, M. C. C. T. Ilhas de Calor em cidades tropicais de médio e pequeno porte: teoria e prática. Curitiba: Appris, 2020.