Abstract
O clima das cidades constitui um sistema que abrange o clima de uma dada porção do espaço, com suas características e feições próprias, e o fenômeno da urbanização sobre ele implantado. O objetivo desta pesquisa foi avaliar relação entre a transformação da paisagem, para o desenvolvimento do agronegócio, e os registros de temperatura do ar em cidade de pequeno porte - Abadiânia e Alexânia, em Goiás, em dois níveis escalares, o local e regional. Para tanto foi estabelecida uma articulação inter-escalar dos dados meteorológicos juntamente com a análise temporal do uso da terra entre 1995 a 2020, por meio de técnicas de geoprocessamento. Ao analisar os dados coletados em escala local, em comparação com a escala regional foi possível estabelecer uma importante relação entre estes dados, confirmando a elevação da temperatura do ar. É notável que a mudança na paisagem regional e local, especialmente em nível municipal, se deu de forma expressiva sendo, deste modo, válido indicar que os processos de produção agrícola tendem a interferir nos dados de temperatura do ar, especialmente quando observados os valores registrados das temperaturas máximas absolutas.
Publisher
ABClima (Brazilian Association of Climatology)
Reference55 articles.
1. AGUIAR, D., & PORTO, S. I. expansão da fronteira pelo agronegócio nos Cerrados e savanas: determinações tecnológicas e logísticas das agroestratégias e as resistências no Brasil e em Moçambique. In VI Conference of BRICS Initiative of Critical Agrarian Studies. 2018.
2. ALEIXO, N. C. R.; SILVA NETO, J. C. A.; ALVES, C. DE S.; FIGUEIRA FILHO, A. Ilhas de calor em Cidade de Pequeno Porte na Amazônia Brasileira: Análise de Uarini-AM. Revista Geoaraguaia, Barra do Garças, v.11, p. 166-186, ago. 2021. Edição Especial. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/12072. Acesso em dez. 2021
3. ALVES, E., & SOUZA, G. D. S. A pesquisa agrícola numa agricultura integrada ao mercado internacional. O caso da Embrapa e do Cerrado. Revista de Política Agrícola, 16(2), 56-67. 2007.
4. AMORIM, M. C. C. T.; DUBREUIL, V.; CARDOSO, R. S. Modelagem espacial da ilha de calor urbana em Presidente Prudente (SP) – Brasil. Revista Brasileira de Climatologia, Curitiba, v. 16, n. JAN/JUL, p. 29-45, 2015. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/40585/25983. Acesso em dez. 2021.
5. ANJOS. M. W. B.; GANHO, N.; ARAÚJO, H. M. Uma análise dos contrastes topoclimáticos no espaço urbano e periurbano de Aracaju/SE: os campos térmicos e higrométricos. Revista Brasileira de Climatologia, Curitiba, v. 13, n. JUL/DEZ, p. 298-318, 2013. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/31090/22596. Acesso em dez. 2021.