Abstract
A produção de biomassa em áreas de Caatinga apresenta grande variação espacial e sazonal, principalmente em função da distribuição das chuvas. Diante da diminuição da vegetação de Caatinga no nordeste brasileiro e ao consequente avanço da desertificação em todo o bioma, o presente estudo analisou qual tem sido o sequestro de carbono para o período de 2001 a 2019, em quatro áreas localizadas ao norte (A1), leste (A2), sul (A3) e oeste (A4) do bioma, e o que pode estar conduzindo com maior influência seu aumento ou diminuição. Através da análise com dados de sensoriamento remoto de produtividade primária bruta (PPB) e líquida (PPL), provenientes do MODIS, e dados de clima obtidos do NCEP e estações meteorológicas, observou-se que estão havendo uma redução das chuvas em todas as áreas, um aumento da temperatura do ar e redução de absorção de carbono pela biomassa. O teste de Mann-Kendall foi aplicado para verificar o nível de significância destas mudanças e constatamos que os resultados foram estatisticamente significativos somente para A2. Também se verificou que a variável determinante no crescimento da vegetação de Caatinga é a chuva. Mesmo com baixa significância estatística para a maior parte das áreas, foi verificado que a PPB e PPL estão reduzindo para A1, A2 e A4 como possível consequência desta mudança no clima. Em A3 onde se observou aumento no sequestro de carbono, provavelmente devido a hidrologia local, o que está fazendo com que esta área de Caatinga seja resiliente mesmo em períodos de seca.
Publisher
ABClima (Brazilian Association of Climatology)
Reference51 articles.
1. ANTÃO, Cristovam Filipe Nobre. Seleção e dimensionamento de estruturas de proteção de margens de rios. Aplicações Práticas. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Departamento de Engenharia Civil, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Porto, Portugal, 2012. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/143398509.pdf. Acesso em: 26 outubro de 2022.
2. BACK, Álvaro José. Aplicação de análise estatística para identificação de tendências climáticas. Pesquisa Agropecuária Brasileira, n.5, v. 36, p. 717-726, 2001.
3. BASTIAANSSEN, Wim; ALI, Samia. A new crop yield forecasting model based on satellite measurements applied across the Indus Basin. Agriculture, Ecosystems and Environment, n. 3, v. 94, p. 321-340. 2003.
4. BETTS, R.A.; Cox, P.M.; Harris, C.; Huntingford, C.; Jones, C.D. “The role of ecosystematmosphere interactions in simulated Amazon forest dieback under global climate warming”. Theoretical and Applied Climatology, n. 78, p. 157-175. 2004.
5. BRITO MORAIS, Ygor Cristiano et al. Análise do Sequestro de Carbono em áreas de Caatinga do Semiárido Pernambucano. Revista Brasileira de Meteorologia, v. 32, p. 585-599, 2017