Museus, coleccionismo e viagens científicas em Portugal de finais de Setecentos

Author:

Domingues ÂngelaORCID

Abstract

[pt] Este artigo centra-se no vasto e complexo processo científico e institucional ligado à recolha de artefactos e à formação de colecções científico-naturais, etnológicas e antropológicas, provenientes de vários espaços coloniais extra-europeus em Portugal durante a segunda metade do século XVIII. Faz ainda referência às instituições que albergaram estes materiais. Neste período em que a ciência era, por definição, útil e devia servir ao interesse público na prossecução do bem-estar, do progresso e da felicidade dos povos, os estudos produzidos tiveram como objectivo contribuir para um levantamento científico com pretensões enciclopedistas, destinado a produzir um conhecimento minucioso dos espaços imperiais através da identificação, recolecção e estudo das produções naturais e das “características físicas e morais” dos indígenas. A curiosidade científica que caracterizou os grupos sociais envolvidos neste processo permitiu a corporização dum conjunto de práticas que era pensado em Lisboa e implementado pelos vassalos da coroa em todo o império. Deste conjunto de práticas, quero destacar as viagens filosóficas, explorações científicas vocacionadas para a descrição física e económica dos territórios e para a inventariação dos recursos naturais, consideradas como instrumento de modernização política e administrativa do império numa altura em que a ciência e a técnica eram vistas como ferramentas imprescindíveis ao desenvolvimento do Estado Moderno.

Publisher

Editorial CSIC

Subject

History and Philosophy of Science

Reference58 articles.

1. AA. VV. (1999), Jardim Botânico da Ajuda, Lisboa, Jardim Botânico da Ajuda.

2. Areia, M.L. Rodrigues de; Miranda, Maria Arminda; Hartmann, Tekla (1991), Memória da Amazónia, Alexandre Rodrigues Ferreira e a viagem philosophica pelas capitanias de Grão-Pará, Rio Negro, Mato Grosso e Cuiabá (1783-1792), Universidade de Coimbra, Museu e Laboratório Antropológico.

3. Experts, nature and the making of Atlantic empiricism;Osório;Osiris,2010

4. Bastos, Cristiana (2013), "Of objects, networks, politics and poetry: the Royal Academy of Sciences in the context of the Enlightenment". En: Delicado, Ana (ed.), Associations and other groups in science: an historical and contemporary perspective, Cambridge, Cambridge Scholars Publishing, pp. 10-29

5. Brigola, João Carlos Pires (2003), Colecções, gabinetes e museus em Portugal no século XVIII, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e Tecnologia.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3