Author:
Gonzaga Waldecir,Goldoni Silveira Rogério
Abstract
O presente artigo tem como objetivo propiciar reflexão acerca do uso de citações e alusões de salmos nos escritos paulinos. Ainda que não seja possível ter certeza sobre a fonte usada por Paulo (LXX ou BH), os autores concordam que Paulo fez no mínimo 31 referências aos salmos, entre citações e alusões, sem contar os ecos. Diante dessa constatação, este artigo apresenta os critérios para a distinção de citações, alusões e ecos de textos do AT no NT, a partir dos estudos de G. K. Beale, na obra Manual do uso do Antigo Testamento no Novo Testamento, e de R. B. Hays, em Echoes of Scripture in the Letter of Paul. Em seguida, são analisadas três citações de salmos e uma alusão: duas citações seguras (Sl 14,1-3 em Rm 3,10b-12; e Sl 112,9 em 2Cor 9,9); uma citação questionada (Sl 142,1 em Gl 2,16); e uma alusão (Sl 97,2 em Rm 1,17). Essa análise ajudará a compreender a razão pela qual Paulo emprega textos do Saltério em seus escritos assim como o contexto literário, além dos critérios que o apóstolo tinha para fazer referência a tais textos. Embora não seja possível determinar, com exatidão, a fonte usada pelo apóstolo, o presente estudo constata que, como é comum para todo o NT, o uso paulino do AT foi muito mais a partir de uma versão grega da LXX que de um texto hebraico. Ademais, percebe-se que Paulo tanto citou o AT literalmente, como o usou livremente, a depender de sua intenção teológica.
Publisher
Universidad Pontificia Bolivariana
Reference39 articles.
1. • Barbaglio, G. (1989). As cartas de Paulo I. São Paulo: Loyola.
2. • Barbaglio, G. (1991). As cartas de Paulo II. São Paulo: Loyola.
3. • Beale, G. K. (2013). Manual do Uso do Antigo Testamento no Novo Testamento: exegese e interpretação. São Paulo: Vida Nova.
4. • Beale, G. K.; Carson, D. A. (Orgs.). (2014). Comentário do uso do Antigo Testamento no Novo Testamento. São Paulo: Vida Nova.
5. • Beetham, C. A. (2008). Echoes of scripture in the Letter of Paul to the Colossians. Leiden: Brill.