Histórico da qualidade da água na calha principal da bacia do rio pomba, MG através do índice IQA-CCME

Author:

Teixeira Da Silva HernaneORCID,Wilhelm Herms FriedrichORCID

Abstract

O Brasil é rico em água doce, cerca de 12% da água do planeta, entretanto muitas das cidades brasileiras sofrem constantemente com problemas relacionados a quantidade e qualidade adequada desse recurso. O problema é mais evidente nos grandes centros urbanos, o que gerou a necessidade de um processo de gestão dos recursos hídricos brasileiros. Este trabalho apresenta o histórico da qualidade da água na calha principal da bacia do rio Pomba no estado de Minas Gerais, após a aplicação da metodologia de macrolocação em estações de monitoramento, utilizando como ferramenta de investigação o IQA-CCME, no período de 1998 a 2019. No modelo de cálculo do IQA-CCME, agregou-se os dados de monitoramento disponíveis de todos os parâmetros e estações selecionados para cada ano de medição, de modo que a análise fosse feita, não para a estação e datas específicas, mas para o rio todo e ano de referência. O formato de dados agregados por ano de monitoramento se comportou como um modelo de fácil maleabilidade por permitir calcular o IQA juntando todos os dados de um mesmo ano. Um número menor de estações baseada no modelo de macrolocação adotado permite uma boa avaliação da qualidade da água em termos de IQA. De modo geral a qualidade da água da bacia se manteve estável na série temporal, oscilando entre ruim e péssima, e o modelo de investigação proposto não demonstrou tendência significativa de piora ou melhora da qualidade da água ao longo do tempo estudado, do ponto de vista de IQA.   

Publisher

Instituto Mineiro de Gestão das Águas

Reference38 articles.

1. AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS (Brasil). Conjuntura de Recursos Hídricos no Brasil 2017: relatório pleno. Brasília: ANA, 2017. Disponível em:

2. https://www.snirh.gov.br/portal/snirh/centrais-de-conteudos/conjuntura-dos-recursos-hidricos/relatorio-conjuntura-2017.pdf/view Acesso em: 02 nov. 2020.

3. AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS (Brasil). Elaboração de Estudos para concepção de um Sistema de Previsão de Eventos Críticos na Bacia do Rio Paraíba do Sul e de um Sistema de Intervenções Estruturais para Mitigação dos Efeitos de Cheias nas Bacias dos Rios Muriaé e Pomba e Investigações de Campo Correlatas: R31 Papel dos Afluentes nas Cheias e Pontos Críticos para o Siemec. Brasília: ANA, SUM/SPR, 2011. Disponível em: gripbsul.ana.gov.br/rels/R31.Papel dos afluentes e Pontos críticos SIEMEC.pdf. Acesso em: 18 out. 2022.

4. ALMEIDA, K. C. B. Avaliação da rede de monitoramento de qualidade das águas superficiais da bacia do rio das velhas utilizando o método da entropia. 2013. 98 f. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Escola de Engenharia, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. 2013.

5. ASSOCIAÇÃO PRÓ-GESTÃO DAS ÁGUAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARAÍBA DO SUL – AGEVAP; COMITÊ PARA INTEGRAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARAÍBA DO SUL – CEIVAP; HOLOS ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA. Relatório consolidado de caracterização – Pomba p3: Diagnóstico Ambiental (caracterização): Avaliação Ambiental Integrada – AAI das bacias dos rios Muriaé, Pomba, Piabanha, Paraibuna e Preto, afluentes do rio Paraíba do Sul. 2013. Disponível em: http://sigaceivap.org.br:8080/publicacoesArquivos/arq_pubMidia_Processo_009-2011_P03.7-RCC-Pomba.pdf. Acesso em: 02 nov. 2023.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3