Affiliation:
1. Uniwersytet Warszawski
2. Universidade Federal de Espírito Santo
3. Real Centro Universitario Escorial María Cristina, Universidad Complutense de Madrid
Abstract
Apesar dos séculos de vivência em contexto europeu, os ciganos ainda se configuram como um dos grupos mais discriminados na Europa. A partir de uma abordagem interdisciplinar, combinando contribuições da perspetiva dialógica do discurso e da Psicologia Social, nomeadamente da Teoria das Representações Sociais, este estudo objetivou analisar as representações sociais de ciganos veiculadas nos jornais espanhóis El Mundo e El País. Foram analisadas 1684 reportagens, com o auxílio do software Iramuteq, a partir da Classificação Hierárquica Descendente, a qual identifica classes lexicais que agrupam diferentes núcleos de significados sobre determinados objetos. Os resultados evidenciaram dois eixos temáticos: o primeiro, incluindo elementos aparentemente positivos, que, por um lado, enaltecem produtos artístico-culturais associados à cultura cigana, mas, por outro lado, revelam a invisibilidade e a exclusão do sujeito cigano nesse processo; e, um segundo eixo, que destaca narrativas em disputa sobre direitos dos ciganos e políticas públicas a eles relacionadas, bem como discussões sobre as relações destes indivíduos com a Justiça, seja como vítimas ou réus. Discute-se sobre como tais conjuntos de significados sobre os ciganos propagados pela mídia jornalística podem impactar na sua inclusão na sociedade, ao reforçarem estereótipos negativos em relação a eles, mantendo-os na condição de alteridade. Conclui-se reiterando a necessidade da disseminação de narrativas alternativas sobre estes grupos, que podem contribuir para o questionamento destes estereótipos e para o desenvolvimento de práticas mais inclusivas dirigidas aos ciganos.
Reference51 articles.
1. Bakhtin, Mikhail (1981) Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo, Hucitec.
2. Bakhtin, Mikhail (2002) Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo, Annablume.
3. Brasil, Julia Alves, Bonomo, Mariana, Nascimento, Amandha Gyselle Martins, Livra-mento, André Mota e Souza, Lídio de (2018) “Ancoragem psicossocial a partir dos sentimentos negativamente valorados: representações sociais de ciganos”. Psicologia em Revista (Online). 24 (2): 616-637. DOI: 10.5752/P.1678-9563.2018v24n2p616-637.
4. Camargo, Brigido Vizeu e Justo, Ana Maria (2013) “IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais”. Temas em Psicologia. 21 (2): 513-518. DOI: 10.9788/TP2013.2-16.
5. Cismaru, Diana-Maria e Gavra, Diana Ramona (2015) “The Online Reputation of Roma People: A Comparative Study in Five European Countries”. Brasov, International Conference RCIC’15.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献