Abstract
O presente estudo buscou identificar os possíveis fatores que influenciariam o uso de tecnologias por parte de professores de educação física no contexto escolar. Um total de 108 professores do Ensino Fundamental de São Paulo participaram deste estudo. A coleta de dados aconteceu com a utilização de um questionário com perguntas fechadas, aplicado por meio da metodologia “Bola de Neve” e organizado em duas categorias: pessoais e de formação e infraestrutura escolar. Para as variáveis qualitativas, foram apresentadas as distribuições de frequências. Usou-se o teste Qui-Quadrado para avaliar a associação e o teste de McNemar para avaliar se houve mudanças significativas no uso dos recursos tecnológicos. Em síntese, os resultados demonstraram uma associação significativa entre a idade dos professores e a frequência de uso de tecnologias. Professores mais jovens tendem a utilizar mais recursos tecnológicos em comparação com o período anterior à pandemia da COVID-19. Além disso, observou-se um aumento no uso de internet, jogos digitais, dispositivos móveis e notebooks como parte do cenário educacional.
Publisher
Cruzeiro do Sul Educacional
Subject
General Earth and Planetary Sciences,General Environmental Science
Reference29 articles.
1. Mapa digital de jogos tradicionais no Rio Grande do Sul:um olhar interativo e pedagógico
2. Aplicação do Teste Qui-Quadrado sobre a associação entre proficiência em matemática e fatores socioeconômicos: uma abordagem com dados do SARESP
3. BRISKIEVICZ, D. A.; CORRÊA, J. N. S.; SOUZA, E. S. Tateamento e solidão: os desafios atuais de professoras iniciantes de Educação Física no Ensino Fundamental. Revista Educação Pública, v. 21, n. 13, 13 de abril de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/13/tateamento-e-solidao-os- desafios-atuais-de-professoras-iniciantes-de-educacao-fisica-no-ensinofundamental. Acesso em: 25 jan. 2022.
4. As novas tecnologias da informação na educação: desafios, possibilidades e contribuições para ensino e aprendizagem
5. Tecnologia, corpo e educação física: entre a formação e a prática docente