Abstract
O presente trabalho consiste numa Metanálise Qualitativa de três estudos independentes que versam sobre Ensino e Aprendizagem de Matemática através de Videoaulas. Para isso, o objetivo principal é compreender como o ensino e a aprendizagem de Matemática através de videoaulas podem desenvolver aspectos da comunicação dialógica entre professores youtubers e os estudantes dos canais onde são veiculados os materiais, de modo a fomentar uma transformação social dos sujeitos envolvidos neste processo. Os dados obtidos são recortes dos dados dos estudos primários, ou seja, dos artigos e do capítulo de livro constitutivos da Metanálise. A sistematização e a análise desses dados foram realizadas a partir dos pressupostos da Análise de Discurso de linhagem francesa (AD), teorizada por Michel Pêcheux e Eni Orlandi. Os achados da pesquisa, sistematizados sob dois eixos temáticos, indicam haver a possibilidade de se constituir uma comunicação matemática entre os sujeitos em questão, com implicações de natureza social e inclusiva.
Publisher
Sociedade Brasileira de Educacao Matematica
Reference11 articles.
1. BICUDO, M. A. V. Meta-análise: seu significado para a pesquisa qualitativa. Revemat – Revista Eletrônica de Educação Matemática. v. 9, eISSN 1981-1322, p. 7-20, 2014.
2. BICUDO, M. A. V. Pesquisa em educação matemática. Pro-Posições. v. 4, n. 1, 1993
3. FERREIRA, G. A. B. Linguagem e Modernidade. Comunicação e experiência nas sociedades mediatizadas. Lisboa: livros Horizonte, 2003.
4. FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3.ed. Campinas: Autores Associados, 2012.
5. LEAL JÚNIOR, L. C.; ANDRADE, C. P.; MARTINS, E. R.; SILVA, L. E. Ensino de matemática através de videoaulas: um olhar pela teoria da atenção Tangram, Revista de Educação Matemática, v.1, n. 3, pp. 40–62, 2018.