Author:
Blass Leandro,Irala Valesca Brasil
Abstract
Este artigo descreve os principais resultados de uma pesquisa realizada na disciplina de Cálculo Numérico com duas turmas de natureza multicurso (Engenharias de Energia, Química, Produção e Alimentos, Licenciaturas em Matemática e Química), ofertadas em uma universidade pública localizada no sul do Brasil, somando um total de sessenta e oito alunos. O objetivo da pesquisa foi investigar as possibilidades e as limitações ao longo do processo de implementação da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). É utilizada uma abordagem qualitativa para apresentação dos resultados, com base na pesquisa do tipo intervenção pedagógica (DAMIANI et al., 2013). Ao decorrer das atividades, foi possível observar que a PBL gerou aulas mais dinâmicas, as situações-problemas proporcionaram interesse aos alunos, bem como a relação professor-aluno se tornou mais cooperativa, havendo evidente construção de significados do conteúdo matemático explorado. É importante também destacar algumas dificuldades no processo, tais como a administração do tempo, o número de discentes e a adaptação dos alunos ao novo formato das aulas.
Publisher
Sociedade Brasileira de Educacao Matematica
Reference22 articles.
1. ANGELO; Michele Fúlvia; BERTONI.; Fabiana Cristina. Análise da aplicação do método PBL no processo de ensino e aprendizagem em um curso de engenharia de computação. Revista de Ensino de Engenharia, v. 30, n. 2, p. 35-42, 2011.
2. BOROCHOVICIUS. Eli; TORTELLA; Jussara Cristina Barboza. Aprendizagem Baseada em Problemas: um método de ensino-aprendizagem e suas práticas educativas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., v.22, n. 83, p. 263-294, abr./jun. 2014.
3. BROOKHART, Susan. How to create and use rubrics for formative assessment and grading. Alexandria, Virginia (USA): ASCD, 2013.
4. CONRADO Dália. Melissa; NUNES-NETO, Nei; EL-HANI, Charbel. Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na Educação Científica como Estratégia para Formação do Cidadão Socioambientalmente Responsável. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n.2, 2014.
5. DAMIANI, Magda et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação (UFPel), v. 45, p. 57-67, 2013.