Abstract
Desenvolveu-se um Programa de Treinamento de Habilidades Sociais Educativas com mães de pré-adolescentes com deficiência auditiva. Duas mães constituíram o Grupo Experimental (GE) e duas, o Controle (GC). Buscou-se avaliar os efeitos do Programa no repertório de comportamentos das mães e dos filhos por meio do Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais (RE-HSE-P) e o do Child Behavior Checklist (CBCL). Foi utilizado o método Jacobson Truax para análise dos dados do RE-HSE-P, obtendo mudanças confiáveis em relação ao incremento das habilidades sociais educativas positivas e das habilidades sociais infantis para o GE. Os dados do CBCL indicaram problemas de comportamento internalizantes no GE e em um participante do GC e problemas de comportamento externalizantes em um participante do GC na pré e na pós-intervenção e na avaliação follow up (para o GE). Acredita-se que o desenvolvimento de Programas nestes moldes pode se constituir em um importante aliado da fonoterapia.
Publisher
Universidade Estadual de Maringa
Reference28 articles.
1. Abramides, D.V.M. (2008). Aspectos psicossociais da aquisição e desenvolvimento da linguagem. In D.A.C., Lamonica, Estimulação da Linguagem: aspectos teóricos e práticos (pp.29-41). São José dos Campos: Pulso.
2. Achenbach T. M. (2001). Manual for the Child Behavior Checklist/6-18 and 2001 profile. Burlington: University of Vermont.
3. Antonopoulou, K., Hadjikakou K., Stampoltzis A., & Nicolaou N. (2012). Parenting Styles of Mothers With Deaf or Hard-of-Hearing Children and Hearing Siblings. Journal of Deaf Studies and Deaf Education. 17(3), 306-318.
4. Bolsoni-Silva, A.T. (2007). Intervenção em grupo para pais: descrição de procedimento. Temas em Psicologia. 15(2), 217-235.
5. Bolsoni-Silva, A.T., Rodrigues, O.M.P.R., Abramides, D.V.M., Souza, L.S., & Loureiro, S.R. (2010). Práticas educativas parentais de crianças com deficiência auditiva e de linguagem. Revista Brasileira de Educação Especial, 16(2), 265-282.