Author:
Guerra Andréa Máris Campos,Moreira Jacqueline de Oliveira,Silva Ana Carolina Dias
Abstract
No presente texto, deseja-se apresentar o proceder metodológico da pesquisa ‘Adolescências e leis’ (Fapemig, 2016-2018), afirmando o movimento que tenta alcançar uma topologia da horizontalidade ao considerar todos os saberes formais, informais, estéticos e pessoais envolvidos no processo. Nesse contexto, as narrativas memorialísticas erigem-se como estratégia de acesso à história dos sujeitos, jovens pobres moradores de territórios violentos. Essa estratégia considera a proposta da psicanálise, pois permite pensar a ficção através da qual toda história é contada. Após recolher as narrativas, o material registrado foi encaminhado para artistas convidados a transformar as histórias escutadas em obras artísticas e literárias. Em uma oficina devolutiva, envolvendo todos os atores (pesquisadores, coletivo de artistas e jovens), as obras foram entregues aos próprios narradores. Esse encontro possibilitou escutar os jovens das narrativas e capitanear pontos de real que retornaram pela via do traumático, da afirmação do desejo ou da repetição, indicando possíveis processos de ressignificação subjetiva e discursiva, bem como novos trajetos teóricos e metodológicos para o uso das narrativas memorialísticas.
Publisher
Universidade Estadual de Maringa
Reference12 articles.
1. Autor(es)/(as) (2017) – Incluir referência após a avaliação por pares.
2. Badiou, A. (1995). Ética: um ensaio sobre a consciência do mal. Rio de Janeiro: Relume Dumará.
3. Chrisóstomo, M. C., Moreira, J. de O., Guerra, A. M. C. & Neto, F. K. (2018, agosto). A pesquisa psicanalítica de fenômenos sociais: algumas considerações. Psicologia em Revista, 24(2), 645-660.
4. Lacan, J. (2008). O seminário, livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. M. D. Magno (Trad.). J.-A. Miller (Estabelecimento do texto). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Obra original publicada em 1964).
5. Lacan, J. (2016). O seminário, livro 6: o desejo e sua interpretação. C. Berliner (Trad.). A. Harari & M. A. Vieira (Versão final). A. Telles (Preparação de texto). J.-A. Miller (Estabelecimento do texto). Rio de Janeiro: Zahar. (Obra original publicada em 1958-59).
Cited by
3 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献