Abstract
Objetivou-se compreender as percepções dos professores em relação às práticas pedagógicas, a partir da Pedagogia Histórico-Crítica, a fim de identificar suas aplicações na Educação Infantil. Foi realizada uma revisão bibliográfica qualitativa e uma pesquisa de campo com 47 docentes, que responderam uma entrevista estruturada, cujas análises das respostas basearam-se nas concepções de: práticas pedagógicas, Pedagogia Histórico-Crítica e verificação do processo de ensino e aprendizagem. Dos resultados, houve o predomínio de: meios avaliativos enquadrados na objetividade (atividades impressas) e práticas pedagógicas como a contação de histórias. Quanto à Pedagogia Histórico-Crítica, cerca de cinco entrevistados apresentaram maior aproximação com perspectivas filosóficas e seis com perspectivas psicológicas da dimensão utilizada. Conclui-se que a teoria, embora compreendida por alguns docentes, não alcança plenamente o cotidiano escolar e práticas pedagógicas, que permanecem restritas por diretrizes legais. A realidade do ensino parece corroborar a ideia de que o sistema educacional limita o potencial da educação.
Publisher
Revista Pesquisa Qualitativa - RPQ
Reference25 articles.
1. ARCE, A. É possível falar em pedagogia histórico crítica para pensarmos a educação infantil. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 5-12, dez. 2013.
2. BAUER, M. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: Bauer, M.; Gaskell, G. (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 7. ed. Petrópolis, Editora Vozes, p.189-217, 2008.
3. BRANCO, E. P.; BRANCO, A. B. G.; IWASSE, L. F. A.; ZANATTA, S. C. BNCC: a quem interessa o ensino de competências e habilidades? Debates em Educação, Maceió, v. 11, n. 25, p. 155-171, dez. 2019.
4. BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 maio 2022.
5. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Centro Gráfico, 1988.