Abstract
Este estudo tem como objetivo analisar como são caracterizadas as pesquisas que empregam o método etnográfico na área de Administração, utilizando a plataforma Spell como base para a coleta de dados. O estudo tem caráter descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa. O primeiro critério de seleção foi apenas artigos em língua brasileira, coletados todos em um mesmo dia (04 de setembro de 2019) mas com uma perspectiva longitudinal. O estudo foi desenvolvido através de pesquisa documental e analisado a partir da análise de conteúdo. O corpus de análise foi composto de um total de 47 artigos. Na análise dos dados identificou-se que de acordo com a análise das escolas antropológicas, a maioria dos estudos vão ao encontro da Escola Inglesa; a escola Francesa apareceu em 17 artigos e a Escola Americana apareceu em 11 artigos, demonstrando tendências dos estudos com olhar voltado para a economia e ciências sociais.
Publisher
Revista Pesquisa Qualitativa - RPQ
Subject
General Earth and Planetary Sciences,General Environmental Science
Reference47 articles.
1. ALCADIPANI, R.; ROSA, A. R. O pesquisador como o outro: uma leitura pós-colonial do “Borat” brasileiro. RAE, São Paulo, v. 50, n. 4, p. 371-382, out./dez. 2010.
2. ALMEIDA, D. D. de; FLORES-PEREIRA, M. T. As corporalidades do trabalho bailarino: entre a exigência extrema e o dançar com a alma. Revista de Administração Contemporânea, Maringa, v. 17, n. 6, p. 720-738, dez. 2013.
3. ATKINSON, P.; HAMMERSLEY, M. Ethnography and Participant Observation. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (eds.). The Sage Handbook of Qualitative Research. California: Sage Publications, 1994. p. 249-261.
4. BARBOSA, L. Marketing Etnográfico: colocando a etnografia em seu devido lugar. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 43, n. 3, p. 100-105, jul. 2003.
5. BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2004.