Author:
Ribeiro Rita de Cássia Lisboa,Barbosa Kiriaque Barra Ferreira,Fagundes Andhressa Araújo
Abstract
A conformação atual do sistema alimentar mundial tem promovido padrões de produção e consumo cada vez mais padronizados, colocando em risco a soberania dos povos. Diante deste cenário, a Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA), movimento pautado na agricultura de base ecológica, surgiu para contribuir com a garantia da Soberania e da Segurança Alimentar e Nutricional, melhorar os hábitos alimentares dos consumidores e fortalecer a agricultura local. Este artigo analisa o olhar de agricultores familiares e consumidores de feiras agroecológicas em uma capital no Nordeste brasileiro sobre a CSA. O estudo qualitativo realizou entrevistas semiestruturadas nas feiras agroecológicas junto a sete agricultores familiares e dez consumidores. Os resultados mostraram a vulnerabilidade social e financeira dos agricultores familiares, que enxergam na CSA uma oportunidade de segurança e renda. Os consumidores que apresentaram melhor status econômico têm perspectivas relacionadas a interesses de saúde, justiça social e solidariedade. Agricultores e consumidores desconheciam o movimento da CSA, e, mesmo aqueles que afirmaram conhecê-lo, não souberam descrevê-lo adequadamente. Após esclarecido, todos afirmaram o interesse em participar de uma CSA. Foram destacados como possíveis dificuldades a serem enfrentadas em um modelo de CSA o acompanhamento do processo de produção dos alimentos, o diálogo entre os atores envolvidos e o risco de perder dinheiro. Conclui-se que a CSA tem espaço para crescimento em Sergipe, tanto pelos agricultores quanto pelos consumidores.
Publisher
Raizes Revista de Ciencias Sociais e Economicas
Subject
General Earth and Planetary Sciences,General Environmental Science
Reference46 articles.
1. ABEP. Critério de Classificação Econômica do Brasil. São Paulo: Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa, 2019.
2. ALMEIDA, João Antônio Firmato De. Agroecologia. 1. ed. Ilhéus: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 2012.
3. ALTIERI, Miguel. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. 3. ed. Rio de Janeiro: Expressão Popular, 2013. DOI: 10.1192/bjp.112.483.211-a.
4. AMORIM, Joana. Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) em São Paulo e Agricultura Solidária (SoLaWi) na Alemanha: construindo indicadores sociais, econômicos e ambientais. Universidade Estadual de São Carlos, Araras, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/10377/AMORIM_Joana_2018.pdf?sequence=4&isAllowed=y. Acesso em: 9 nov. 2019.
5. ASSIS, Renato Linhares De; ROMERO, Ademar Ribeiro. Agroecologia e agricultura orgânica: controvérsias e tendências. Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 6, p. 67–80, 2002. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v6i0.22129.