Abstract
Desde 2008, os estados brasileiros têm instituído programas estaduais de aquisição de alimentos. No entanto, esse processo tem recebido pouca atenção da literatura acadêmica sobre a difusão de políticas públicas. Buscando contribuir para preencher essa lacuna, este artigo analisa, a partir do referencial de policy transfer, as experiências do Rio Grande do Norte e Pernambuco. Para realizar o estudo, utilizou-se os seguintes procedimentos metodológicos: (i) revisão da literatura, (ii) análise documental e (iii) entrevistas com gestores públicos e representantes de movimentos sociais. Observou-se a ocorrência do mecanismo de emulação no processo de transferência, considerando que os elementos centrais da experiência potiguar foram transferidos para o programa de aquisição em Pernambuco. Por fim, verificou-se que os determinantes sociais e de proximidade geográfica foram importantes para a transferência da política, na medida em que contribuíram para a circulação de atores sociais e de ideias entre os estados.
Publisher
Raizes Revista de Ciencias Sociais e Economicas
Reference22 articles.
1. AQUINO, J. R.; ALVES, M. O.; VIDAL, M. F. Agricultura familiar no Nordeste do Brasil: um retrato atualizado a partir dos dados do Censo Agropecuário 2017. Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, v. 51, suplemento especial, p. 31-54, 2020.
2. BEACH, D.;PEDERSEN, R. B. Causal Case Study Methods. Ann Arbor: University of Michigan Press, 2016.
3. CARVALHO, T. L. D. A REUTILIZAÇÃO DE POLÍTICAS PELO MUNDO: compreendendo os processos e a literatura sobre difusão/transferência de políticas públicas. Fronteira: revista de iniciação científica em Relações Internacionais, p. 66-85, 2012.
4. DOLOWITZ, D.; MARSH, D. Who learns what from whom: a review of the policy transfer literature. Political studies, p. 343-357, 1996.
5. FLORISBELO, Glauco Regis. A trajetória do CONSEA-MG na mediação da política de segurança alimentar e nutricional sustentável de Minas Gerais. 2020. 217 f. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2020.