Author:
Seca Aderita Ricarda Martins de,Alpino Tais de Moura Ariza
Abstract
A seca é apenas um evento climático de origem natural ou também é um desastre social, que tem forte impacto na saúde, no bem-estar e no desenvolvimento humano? Esse é um dos principais pontos de Seca Silenciosa, Saúde Invisível: um desastre naturalizado no Semiárido do Brasil, obra escrita pelas pesquisadoras Aderita Ricarda Martins de Sena e Tais de Moura Ariza Alpino. O livro aborda questões específicas do evento climático de seca, com ênfase no Semiárido do Brasil (SAB). Durante as pesquisas, as autoras observaram os efeitos da seca sobre a sociedade e sobre os determinantes da saúde, considerando os contextos do desenvolvimento sustentável ambiental, econômico e social. Além disso, as escritoras caracterizam a seca como um fenômeno ambiental que evolui de forma lenta e silenciosa, o que não motiva a agir de forma urgente: “Trata-se de uma situação diferente de outros tipos de eventos climáticos que surgem de forma aguda e intensiva, como, por exemplo, as inundações, que recebem uma resposta imediata”, complementa Carlos Corvalan, doutor em Saúde Ambiental e professor adjunto da Escola de Saúde Pública da Universidade de Sydney (Austrália), no prefácio da obra. Dessa forma, elas constataram que o setor da Saúde se torna invisível em suas respostas por não perceber os efeitos a curto prazo, deixando, assim, de agir urgentemente.
Reference248 articles.
1. ABREU, C. Desigualdade social e pobreza: ontem, hoje e (que) amanhã. Revista Angolana de Sociologia, 9, 2012. Disponível em: journals.openedition.org/ras/440. Acesso em: 13 set. 2020.
2. AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS (ANA). A Questão da Água no Nordeste. Brasília: CGEE, 2012.
3. AGUIAR, L. C. et al. As políticas públicas no semiárido brasileiro: uma revisão de literatura. Revista Econômica do Nordeste, 50(2): 9-22, 2019.
4. ALBUQUERQUE, A.B. As Políticas de Desenvolvimento Econômico e Social para o Semi-Árido durante o Regime Militar (1964-1985), 2011. Dissertação de Mestrado, Recife: Universidade Federal de Pernambuco.
5. ALENCAR, M. O; JUSTO, W. R. & ALVES, D. F. Os efeitos do programa "uma terra e duas águas (P1+2)" sobre a qualidade de vida do pequeno produtor rural do semiárido nordestino. Revista Econômica do Nordeste, 49(1): 165-180, 2018.