Abstract
São diversos os caminhos de estudo que se apresentam quando se busca compreender como a fenomenologia descreve a percepção e como suas contribuições podem se ligar às preocupações concretas de quem vive no século XXI. Destacam-se discussões referentes aos vínculos entre a percepção e a ação, entre a percepção e a consciência, entre a percepção e o desejo, à dinâmica da percepção no tocante à passividade e à atividade, ao lugar do corpo nas indagações acerca do fenômeno perceptivo, à relação entre a experiência sensível e o mundo social, além do papel da estética nos estudos da percepção. Neste livro, fruto de pesquisas empreendidas ao longo de nove anos, envolvemo-nos nessas matérias, empenhados em examinar os fundamentos da fenomenologia da percepção e seus desdobramentos a partir de uma matriz conceitual que prioriza, justamente, a natureza corpórea e ativa da percepção.
Reference270 articles.
1. ALLOA, E. Par-delà la reconnaissance: l'attention comme paradigme pour une éthique asymétrique. Alter: Révue de Phénoménologie, v.18, p.125-141, 2010.
2. AL-SAJI, A. La vision dans le miroir: l'intercorporéité comme commencement d'une éthique dans "L'oeil et l'esprit". Chiasmi International, v.6, p.253-271, 2005.
3. AYOUCH, T. Merleau-Ponty's non-exclusively-verbal unconscious: affect figurability and gender. In: LEGRAND, D.; TRIGG, D. (Org.). Unconsciousness between phenomenology and psychoanalysis. Cham: Switzerland: Springer, 2017. p.181-207.
4. BARBARAS, R. Merleau-Ponty. Paris: Ellipses, 1997.
5. _____. Le tournant de l'expérience: recherches sur la philosophie de Merleau-Ponty. Paris: Vrin, 1998.