Author:
Melgarejo Celsa Raquel Villaverde,Mastroianni Patricia de Carvalho,Varallo Fabiana Rossi
Abstract
O objetivo principal das notificações de incidentes em saúde não é culpabilizar os recursos humanos envolvidos nos erros. Sua função primordial visa ao aprendizado, ou seja, conhecer as fragilidades dos processos e, por conseguinte, desempenhar ações de gerenciamento e mitigação de riscos. Tem, sobretudo, a finalidade de prevenir agravos à condição clínica dos usuários, por causa da caracterização e, até mesmo, dos quase-erros ou near misses. Este livro apresenta uma proposta de educação continuada para programas que visem à implementação da cultura de segurança de pacientes em serviços de saúde, com o intuito de promover habilidades e competências em notificações espontâneas de incidentes em saúde. Trata-se de uma bibliografia complementar, com abordagem multidisciplinar para os cursos de graduação e pós-graduação da área de Farmácia, Enfermagem, Medicina, entre outras especialidades. Um dos objetivos deste livro é contribuir com os programas de educação continuada dos serviços em saúde, em todos os níveis de atenção e complexidade. Autoras: Celsa Raquel Villaverde Melgarejo, Patricia de Carvalho Mastroianni, Fabiana Rossi Varallo.
Reference192 articles.
1. ACHREKAR, M. et al. Introduction of situation, background, assessment, recommendation into nursing practice: a prospective study. Asia-Pacific Journal of Oncology Nursing, v.3, n.1, p.45, 2016.
2. ALSHAMMARI, T. M. et al. Knowledge and attitude of health-care professionals in hospitals towards pharmacovigilance in Saudi Arabia. International Journal of Clinical Pharmacy, v.37, n.6, p.1104-10, 2015.
3. ANVISA. AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Política vigente para a regulamentação de medicamentos no Brasil. Brasília, 2004.12 p. Disponível em: . Acesso em: 23 nov. 2017.
4. ______. Resolução da Diretoria Colegiada. RDC, n.4 de 10 de fevereiro de 2009. Dispõe sobre as normas de farmacovigilância para os detentores de registro de medicamento de uso humano. Diário Oficial da União, Brasilia, seção 1, p.42, 11 fev. 2009.
5. ______. Farmacovigilância da Anvisa lança seu primeiro boletim. Boletim de Farmacovigilância, ano 1, n.1, p.1-5, jul./set. 2012. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2017.