JUSTIÇA RESTAURATIVA: LIMITES E POSSIBILIDADES NO ENFRENTAMENTO DO ENCARCERAMENTO EM MASSA

Author:

De Freitas Camargos Raphaella KarolineORCID

Abstract

Contextualização do tema: O artigo aborda a justiça restaurativa como meio alternativo e possível de enfrentamento ao encarceramento em massa. Objetivos: Será verificada a possibilidade de ampliação do espaço conferido à justiça restaurativa, rumo à construção de um novo paradigma de justiça que supere a lógica meramente punitivista fundada na cultura do medo, a qual sustenta o encarceramento a todo custo. Metodologia: A metodologia utilizada consiste em revisão bibliográfica e análise documental. Inicialmente, serão revisitadas as linhas conceituais, principiológicas e teleológicas da justiça restaurativa, para, posteriormente, analisar-se sua conformação como política pública no Brasil. Em seguida, será enfrentada a questão do encarceramento em massa que assola nosso país e o insere no terceiro lugar do ranking mundial em termos de população carcerária. Finalmente, serão abordados os limites e as possibilidades da justiça restaurativa como uma alternativa possível ao enfrentamento do encarceramento em massa. Aqui, o ponto de partida consiste no uso racional e excepcionalíssimo da prisão provisória e a contenção da hipertrofia do direito penal, o qual deve se orientar por uma lógica de ultima ratio. Resultados: O uso racional e excepcionalíssimo da prisão provisória, medidas restaurativas como despenalização, penas alternativas à privação de liberdade, reparação efetiva dos danos experimentados pela vítima e gradual descriminalização das condutas, parecem soluções capazes de restabelecer o critério de ultima ratio que deve orientar todo o direito penal, rumo à construção do paradigma restaurativo e da desejada cultura de paz.

Publisher

Editora UNIVALI

Subject

General Medicine

Reference27 articles.

1. BRASIL. Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Estatísticas BNMP - Nacional. Versão atualizada on-line, atualização on-line. Disponível em: https://portalbnmp.cnj.jus.br/#/estatisticas. Acesso em: 5 abril 2020.

2. BRASIL. Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Justiça Presente. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/sistema-carcerario/justica-presente/. Acesso em 5 abril 2020.

3. BRASIL. Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Justiça Presente – Justificativa. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/sistema-carcerario/justica-presente/justificativa/. Acesso: 5 abril 2020.

4. BRASIL. Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Justiça Presente – Sobre o Programa. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/sistema-carcerario/justica-presente/sobre-o-programa/. Acesso em 5 abril 2020.

5. BRASIL. Conselho Nacional de Justiça. Planejamento da Política Pública Nacional de Justiça Restaurativa. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2020/03/FINAL-Planejamento-da-Poli%CC%81tic a-Nacional-de-Justic%CC%A7a-Restaurativa-Resumido.pdf. Acesso em: 5 abril 2020.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3