Abstract
Objetiva-se relatar a experiência de residentes em Saúde da Família e Comunidade da Escola de Saúde Pública do Ceará na utilização de jogos didáticos para o processo de ensino-aprendizagem sobre imunização aplicada aos profissionais da saúde que compõem as equipes da Estratégia Saúde da Família de Limoeiro do Norte, Ceará. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo relato de experiência, em que foram aplicados dois tipos de jogos, um tabuleiro e quebra-cabeça, através de uma capacitação em forma de oficina prática, com duração média de seis horas cada, de maio a outubro de 2022. A amostra foi composta por 178 profissionais da saúde, sendo a maioria do sexo feminino e de nível médio de escolaridade. Os resultados foram positivos, constituindo-se uma ferramenta que desperta a atenção e a participação ativa dos sujeitos através do entretenimento, possibilitando um aprendizado mais efetivo quando comparado ao método de ensino tradicional e expositivo.
Publisher
Escola de Saude Publica do Ceara
Reference9 articles.
1. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu for-talecimento?/ Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na saúde.- Brasília: Ministério da saúde, 2018. Disponível em: < https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_educacao_permanente_saude_fortalecimento.pdf> Acesso em 16 jan 2023.
2. Backes DS, Bar K, Costenaro RGS, Backes MTS, Souza FGM, Buscher A. Educação permanente: percepção da enfermagem à luz do pensamento da complexidade. Acta Paul Enferm [Internet]. 2022 [acesso em 16 jan 2023]; 35:eAPE01906 [8 paginas]. Disponível em: < Educação permanente: percepção da enfermagem à luz do pensa-mento da complexidade - Acta Paulista de Enfermagem (acta-ape.org)>.
3. Vicente C, Amante LN, Santos MJD, Alvarez AG, Salum NC. Cuidado à pessoa Cuidado à pessoa com ferida oncológica: educação permanente em enfermagem mediada por tecnologias educacionais. Rev Gaúcha Enferm. [Internet] 2019 [acesso em 16 jan 2023];40:e20180483 [8 páginas]. Disponível em: < SciELO - Brasil - Cuidado à pessoa com ferida oncológica: educação permanente em enfermagem mediada por tecnologias educacionais Cui-dado à pessoa com ferida oncológica: educação permanente em enfermagem mediada por tecnologias educacio-nais>
4. Pinheiro GEW, Azambuja MSD, Bonamigo AW. Facilidades e dificuldades vivenciadas na Educação Permanen-te em Saúde, na Estratégia Saúde da Família.. Saúde debate. 2018; 42 (4): 187-197.
5. Silva MYD, Gonçalves DE, Martins AKL. Tecnologias educacionais como estratégia para educação em saúde de adolescentes: revisão integrativa. Rev. Saúde Digital Tec. Educ. 2020; 5(1): 66-82.