Abstract
Apresentar experiência na utilização de recursos terapêuticos no acolhimento de pais e responsáveis frente o diagnóstico e cuidado de crianças com transtornos globais. O presente estudo trata-se de um relato de experiência do grupo terapêutico desenvolvido no CAPS do município de Solonópole-CE. O grupo iniciou no mês de julho de 2022 e até julho de 2023 operou com pais e responsáveis. Os resultados são perceptivos através das descrições e análise dos depoimentos dos participantes e profissionais envolvidos que atendem as crianças e adolescentes, por meio, da evolução dos casos e comportamento dos familiares. Portanto, esse relato visou promover atividades terapêuticas, intervenção e políticas públicas mais direcionadas para famílias de crianças com transtornos globais do desenvolvimento. Diante dos resultados obtidos, entende-se que houve um espaço de escuta, acolhimento, aprendizagem e pertencimento.
Publisher
Escola de Saude Publica do Ceara
Reference12 articles.
1. Cardoso J, Paula F, Santana J. Neurodesenvolvimento infantil: relato de avaliação psicológica sem uso de técnicas padronizadas. Revista Psicopedagogia. 2021;38(116).
2. Christmann M, Marques MAA, Rocha MM, Carreiro LRR. Estresse materno e necessidade de cuidado dos filhos com tea na perspectiva das mães. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento. 2017; 17(2).
3. Bastos ABBI. A Técnica de Grupos-Operativos à Luz de Pichon-Rivière e Henri Wallon. Psicólogo informação. 2010 Dec 31; 14(14): 160–9.
4. Silva SFVM, Brito CB, Ribeiro AB, Mesquita EL, Crispim RB, Nunes PPB. Qualidade de vida dos cuidadores familiares de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista. Ciências & Cognição [Internet]. 2020 Dec 13 [cited 2023 Jul 26]; 25(1): 117–26.
5. Stephen BS. Transtornos do espectro autista [Internet]. Manuais MSD edição para profissionais. Manuais MSD; 2020.