Abstract
A canalização e o revestimento da zona hiporreica (ZH) de riachos urbanos, que ocorre devido ao processo de urbanização desordenada, causaram prejuízos ao meio ambiente por descaracterizar o habitat natural. Para verificar esses impactos nos recursos hídricos, é possível usar indicadores físico-químicos e biológicos. Neste trabalho objetivou-se avaliar os efeitos causados pela urbanização de Recife-PE na qualidade da água de três riachos (Sítio dos Pintos, Cavouco e Parnamirim), enquadrados como Classe 2 pela resolução CONAMA n. 357/05. Foram selecionados dois pontos em cada riacho, sendo um deles com a ZH revestida e outro com a ZH natural, para coleta de amostras em dois períodos distintos (inverno e verão). Foram realizadas análises físico-químicas e biológica da água para aplicação de três indicadores de avaliação da qualidade da água (índice de conformidade ao enquadramento – ICE, índice de qualidade de água – IQA e índice de estado trófico – IET). A maioria dos parâmetros apresentou valores superiores ao limite máximo permitido pela Resolução CONAMA em pelo menos uma das amostragens, evidenciando o aporte direto de material de origem orgânica e fecal nas matrizes aquáticas. O ICE classificou as águas dos três riachos como ruim e não conforme com a resolução. O IQA classificou as águas como ruins ou péssimas, independente do período, local e tipo do leito, assim como o IET classificou como hipereutróficas. A urbanização já provou impactos inclusive nas áreas mais preservadas, o que mostra a necessidade de implantação de intervenções estruturais e não estruturais nas bacias hidrográficas dos três riachos investigados.
Publisher
Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
Reference56 articles.
1. ABREU, C. H. M.; CUNHA, A. C. Qualidade da água e índice trófico em rio de ecossistema tropical sob impacto ambiental. Engenharia Sanitária Ambiental, v. 22, n. 1, p. 45-56, 2017.
2. ALVES, R. N., MARIZ JR, C. F., DE MELO ALVES, M. K., CAVALCANTI, M. G. N., DE MELO, T. J. B., DE ARRUDA‐SANTOS, R. H. & CARVALHO, P. S. Contamination and Toxicity of Surface Waters Along Rural and Urban Regions of the Capibaribe River in Tropical Northeastern Brazil. Environmental Toxicology and Chemistry, 40(11), 3063-3077, 2021.
3. AMARO, C. A. Proposta de um índice para avaliação de conformidade da qualidade dos corpos hídricos ao enquadramento. Dissertação (Mestrado) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária. São Paulo, 2009. 224p, 2009.
4. AMORIM, D. G.; CAVALCANTE, P. R. S.; SOARES, L. S.; AMORIM, P. E. C. Enquadramento e avaliação do índice de qualidade da água dos igarapés Rabo de Porco e Precuá, localizados na área da Refinaria Premium I, município de Bacabeira (MA). Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 22, n. 2, p. 251-259, 2017.
5. ANDRIETTI, G.; FREIRE, R.; AMARAL, A.G.; ALMEIDA, F.T.; BONGIOVANI, M.C.; SCHNEIDER, R.M. Índices de qualidade da água e de estado trófico do rio Caiabi, MT. Rev. Ambient. Água, v. 11, n. 1, p. 162-175, 2016.