Author:
Rodrigues Monteiro Júnor Irami,Silva Anieres Barbosa da
Abstract
O bordado artesanal da região do Seridó Norte-Rio-Grandense é uma expressão da cultura desse lugar, uma vez que essa atividade está caracterizada por relações singulares no trato com o produto que marca o território de Timbaúba dos Batistas. Deste modo, o objetivo desse trabalho é analisar as instâncias da matéria-prima, mão de obra e estocagem na formação do circuito espacial produtivo do bordado artesanal no município de Timbaúba dos Batistas - RN, a partir do uso do território. Para tanto, a metodologia foi pautada a partir da pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo realizada no município de Timbaúba dos Batistas entre dezembro de 2020 a julho de 2021 com os principais agentes responsáveis na obtenção da matéria-prima, contratação de mão de obra e formação de estoque, ou seja, as bordadeiras empreendedoras e autônomas para bordados artesanais. Os resultados mostram que os municípios da região do Seridó e Natal, no estado do RN, têm participação direta no circuito, mas atesta que alguns materiais são adquiridos fora do estado, como por exemplo, em Joinville (SC), Fortaleza (CE) e São Paulo (SP). A mão de obra foi formada passando o ofício de geração a geração na própria região especializada na produção dos bordados tradicionais de origem lusitana a partir da apropriação da cultura. Por fim, isso implica na formação de estoque e os principais produtos observados são da trilogia cama-mesa-banho como colchas de cama, lençóis, pano de prato, jogo americano, toalha de banho e lavabo. Além de artigos de vestimenta e itens diversos para atender o mercado local, regional e até internacional.
Publisher
Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
Reference19 articles.
1. BATISTA, I. N. O BORDADO ARTESANAL DE CAICÓ: as relações de produção. 1988. 71 f. Monografia (Título de especialização) Departamento de Geografia. Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 1988.
2. BRITO, T. F. S. Bordados e bordadeiras: Um estudo sobre a produção artesanal de bordados em Caicó. 285f. 2010. Tese (Doutorado em Antropologia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-15122011-175001/en.php. Acessado em: 08 out. 2019.
3. CASTILLO. R. A.; FREDERICO, S. Espaço geográfico, produção e movimento: uma reflexão sobre o conceito de circuito espacial produtivo. Sociedade & Natureza, v. 22, n. 3, p. 461-474, 2010. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/issue/view/550. Acessado em: 10 out. 2019.
4. DOZENA, A. Singularidades e diversidades do artesanato norte-rio-grandense. Confins. Revue franco-brésilienne de géographie/Revista franco-brasilera de geografia, n. 32, 2017.
5. GOTTMANN, J. A evolução do conceito de território. Boletim campineiro de Geografia, v. 2, n. 3, p. 523-545, 2012.