Author:
Santos Ramon Batista dos,Silva Danilo Paulúcio da,Souza Carolina Gusmão
Abstract
A microrregião de Itapetinga, ligada tradicionalmente à pecuária bovina e à agricultura do cacau, possui como prática a utilização do fogo nas atividades agrícolas tradicionais. No entanto, essas práticas podem ser fontes recorrentes de danos aos ecossistemas florestais, além de propulsores de outros problemas ambientais. Nesse sentido, a detecção, monitoramento e análise multitemporal dos focos de queimadas é fundamental para o planejamento de controle do fogo. Esse trabalho visa conhecer o perfil e traçar a incidência espacial e temporal dos focos de queimadas na microrregião de Itapetinga. Para isso, foram efetuadas análises descritivas e espaciais dos dados do Programa Queimadas e Incêndios Florestais, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), utilizando técnicas de sensoriamento remoto e ferramentas como Sistema de Informação Geográfica (SIG). Durante o período de análise, entre os anos de 2011 e 2020, 2.767 focos de queimadas foram registrados pelo satélite AQUA_M-T na região. O ano de 2015 apresentou o maior registro de focos, com 634 do total de registros. 60,71% dos focos foram em áreas de pastagem e agricultura, enquanto 37,40% aconteceram em áreas de vegetação natural. Dessa forma, as análises espaciais e temporais dos focos de queimadas permitiram identificar e avaliar a dinâmica de queimadas na microrregião. Foi notado que os focos de queimadas na microrregião de Itapetinga são dinâmicos e variaram no tempo e espaço, no entanto, alguns municípios, como Encruzilhada e Ribeirão do Largo, apresentaram uma maior frequência de registros, que pode estar relacionado com as atividades agrícolas destes municípios e suas características climáticas.
Publisher
Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
Reference41 articles.
1. ADAB - Agência Estadual De Defesa Agropecuária Da Bahia. Relatório Técnico: impacto econômico da seca na microrregião de Itapetinga 2016. 1–45. 2017.
2. AGEE, James K. Fire ecology of Pacific Northwest forests. Island press, 1996.
3. ALMEIDA, Rodolfo Maduro. Modelagem da propagação do fogo como ferramenta de auxílio à tomada de decisão no combate e prevenção de incêndios no Parque Nacional das Emas, GO. 2012. Tese de Doutorado. Tese, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-INPE, São José dos Campos.
4. ANDRADE, Shirlei Cardoso; FERREIRA, Alex Franco. Mapeamento Geoecológico Da Susceptibilidade à Ocorrência De Incêndios No Parque Estadual Da Serra Da Concórdia–Valença RJ. Revista Eletrônica TECCEN, v. 12, n. 2, p. 45-58, 2019
5. BARBOSA, Priscilla Gomes et al. Uso das técnicas de geoprocessamento no mapeamento dos focos de incêndio na microrregião da Serra do Teixeira/PB no período de 2014-2019. Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais, v. 11, n. 3, p. 485-493, 2020.