UMA LEITURA DECOLONIAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: APROXIMAÇÕES ENTRE O BEM VIVER E A AGROECOLOGIA

Author:

Araújo Monalisa PortoORCID,Bezerra da Silva SeverinoORCID

Abstract

No Brasil e América Latina, o campo foi construído como território lutas e confrontos de interesses distintos na ocupação da terra. Demandas invisibilizadas ganharam destaque no século XX, pela necessidade de fazer do campo produtor de mercadorias e commodities. O Estado passa a se preocupar com políticas voltadas para a população campesina, visando atender o mercado. Dentre as políticas, tivemos o atendimento da Educação Rural, que consolidou a aliança: Estado e Mercado. Em contrapartida, com a mobilização social e a crítica da exploração dos territórios campesinos, com a exploração socioeconômica, tentativa de apagamento cultural e a degradação dos ecossistemas, é forjado um projeto de Educação do Campo, com base nas experiências de educação popular. O intuito da discussão é problematizar sobre quais aspectos são incorporados ao debate da Educação do Campo a partir de uma leitura decolonial? A proposta foi desenvolvida com uma perspectiva de pesquisa bibliográfica e sintetizando discussões resultantes da tese de doutoramento em Educação Popular. Encontramos como resultado duas propostas concorrentes do território campesino: uma Política de Educação Rural, alinhada com a perspectiva de desenvolvimento e progresso, que faz do campo um lugar a ser explorado em sua sociobiodiversidade e potencialidade local; e outra proposta, atrelada a luta popular, de construção de uma Educação Popular do Campo, que reconstrói as territorialidades no sentido de valorizar o local, suas dinâmicas e ethos, e propõe uma nova convivialidade mais ética na relação ser humano e ambiente, tendo contribuições das propostas decoloniais do Bem Viver e da Agroecologia.

Publisher

Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Reference37 articles.

1. ACOSTA, A. O bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. Tradução: Tadeu Breda. São Paulo: Autonomia Literária, Elefante, 2016.

2. ALTIERI, M. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 4. ed. Porto Alegre - RS: Editora da UFRGS, 2004.

3. ARAÚJO, M. P. O Programa Mais Educação e o fortalecimento da identidade da escola popular do campo. 2020. 307 f. Tese (Doutorado em Educação). Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa-PB, 2020.

4. ARAÚJO, M P. SILVA, S. B. da. Paulo Freire e o pensamento decolonial: contribuições para a reflexão sobre a educação do campo. In: IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE. Políticas Públicas, Escola e Estratégias de Intervenção Social: Construção de Possibilidades. (Anais do evento) São Carlos: Pedro & João Editores, 2017. p. 943-953.

5. ARENDT, H. As origens do totalitarismo: anti-semitismo, imperialismo, totalitarismo. São Paulo: Cia das Letras, 1991.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3