Abstract
A erosão dos solos é extremamente variável e essa variabilidade deve-se ao fato das diferenças nas condições da superfície do solo ao longo da bacia, que afeta diretamente o escoamento superficial. Dessa forma, o objetivo do trabalho em questão foi realizar um levantamento bibliográfico sobre a erosão do solo em bacias geográficas do semiárido para melhor entendimento do assunto e da problemática envolvida. A erosão é tida como um processo de desgaste, transporte e sedimentação tanto do solo, quanto dos subsolos e das rochas causado pela ação da água, erosão hídrica, ou do vento, erosão eólica, bem como ação dos seres vivos. No Brasil, a erosão hídrica apresenta maior interesse, em grande parte na região tropical, por ser de ocorrência mais frequente, atuar com maior rapidez e causar altos prejuízos tanto no setor agrícola, como também a diversas outras atividades econômicas além do próprio meio ambiente. Com relação à região semiárida os processos erosivos tornam-se inquietantes, uma vez que o solo é cada vez mais vulnerável devido à ação antrópica intensificadora e à própria fragilidade do material pedológico.
Publisher
Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
Reference45 articles.
1. Bertoni, J. & Lombardi Neto, F. (2014). Conservação do solo. 9. ed. São Paulo: Ícone, 355 p.
2. Bezerra, J. M., Batista, R. O., & Silva, P. C. M. (2018). Caracterização do processo de poluição dos sedimentos do rio Apodi-Mossoró no trecho urbano de Mossoró-RN. Revista Sociedade & Natureza, 30(3), 108-126. https://doi.org/10.14393/SN-v30n3-2018-6
3. Bezerra, S. A., Cantalice, J. R. B., Cunha Filho, M., & Souza, W. L. S. (2010). Características hidráulicas da erosão em sulcos em um cambissolo do semiárido do brasil. Revista Brasileira de Ciência do Solo, 34(4), 1325-1332. https://doi.org/10.1590/S0100-06832010000400029
4. Bilich, M. R. (2007). Ocupação das terras e a qualidade da água na microbacia do ribeirão Mestre D’Armas, Distrito Federal. Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Brasília, Distrito Federal, Brasil.
5. Campos, C. J. M. 2014). Avaliação da erodibilidade pelo método Inderbitzen em solo não saturado da região de Bauru-SP. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de engenharia, Bauru, Brasil.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献