AVALIAÇÃO DA MATURIDADE NA GESTÃO DE SEGURANÇA DE BARRAGENS DE REJEITOS

Author:

Araujo FranknelliORCID,CRUZ Claudinei OliveiraORCID

Abstract

Motivado pelas recentes rupturas de barragens de rejeitos no Brasil, o presente estudo analisa a luz da legislação brasileira atual a maturidade da gestão de riscos destas estruturas. O estudo utiliza de referências e metodologias já existentes de gestão de riscos em outros setores da economia, tanto da esfera pública quanto privada. O objetivo é propor um novo método para avaliação objetiva da maturidade do processo de gestão de riscos de qualquer empresa que possua entre seus ativos, barragens de rejeitos de mineração. Formada por blocos de perguntas, o método reflete os princípios da ISO 31000, estabelecendo métricas para todas as etapas do processo de gestão de riscos, desde a identificação de riscos, mensuração, tratamento e comunicação. Em um segundo momento, um estudo de caso compara a maturidade da gestão de riscos entre três mineradoras distintas, servindo como um exemplo concreto de aplicação da metodologia proposta.

Publisher

Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Subject

Information Systems and Management,Information Systems,Software

Reference13 articles.

1. Lei nº 12.334, de 20 de setembro de 2010. Estabelece a política nacional de segurança de barragens destinadas à acumulação de água para quaisquer usos, à disposição final ou temporária de rejeitos e à acumulação de resíduos industriais, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Brasil.

2. Klimkievicz, B. E. (2016). Gestão de Risco Aplicado a Obras de Barragem. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

3. ALMEIDA, A. B. Emergência e gestão do risco. In: Curso de Exploração e Segurança de Barragens. Capítulo 7. Lisboa: Instituto Nacional da Água (INAG), 2001

4. Silva, E. T. G. (2012). Barragens Hidrelétricas e Desastres: Uma Avaliação de Metodologias de Gestão de Risco Ambiental. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Planejamento e Gestão Ambiental Universidade Católica de Brasília, DF, Brasil.

5. LADEIRA, J. E. R. Avaliação de Segurança em Barragem de Terra, Sob o Cenário de Erosão Tubular Regressiva, por Métodos Probabilísticos. O Caso UHE São Simão. 2007. 230 f. dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) Escola de Engenharia. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2007

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3