Abstract
O objetivo do estudo é analisar a estrutura, objetivos, metodologia de avaliação e os indicadores de seis ferramentas de avaliação de sustentabilidade - BREEAM Communities, CASBEE-UD, LEED-ND, Aqua Bairros e Loteamentos, 2030 Districts e Livability Index, a fim de identificar um conjunto de indicadores e fornecer argumentos para o desenvolvimento de futuras propostas de ferramentas de avaliação de sustentabilidade urbana, voltada para bairros existentes. A metodologia consistiu em análise de conteúdo a partir de revisão sistemática de literatura, propondo uma estrutura de dois níveis para comparação e inclusão de indicadores. Os principais resultados demonstram que as ferramentas apresentam semelhanças no que tange os aspectos ambientais. Os aspectos sociais e econômicos são menos explorados. A dimensão institucional contempla menor número de indicadores. A análise comparativa das ferramentas resultou em um quadro de 115 indicadores distribuídos em uma estrutura geral de 20 categorias, contemplando as quatro dimensões da sustentabilidade. A apresentação de um conjunto de indicadores pode formar uma base de dados inicial para profissionais desenvolvedores, técnicos, gestores públicos, associações de bairro e outros agentes, visando desenvolver estruturas para a sustentabilidade urbana local.
Publisher
Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
Subject
Information Systems and Management,Information Systems,Software
Reference33 articles.
1. Ameen, R. F. M., Mourshed, M, & Li, H. (2015). A critical review of environmental assessment tools for sustainable urban design. Environmental Impact Assessment Review, 55, 110–125.
2. Architecture 2030 (2016). About us. Recuperado em 14 janeiro, 2019, de http://architecture2030.org/about/.
3. Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.
4. Becker, J. (2005). Measuring progress towards sustainable development. An: Ecological framework for selecting indicators. Local Environment, 10 (1), 87-101.
5. Berardi, U. (2013). Sustainability assessment of urban communities through rating systems. Environment, Development and Sustainabitity, 15, 1573-1591.