Abstract
Atualmente, os cursos de engenharia possuem grande carga horária dedicada a estudos teóricos e, com base na aquisição destes conteúdos, um período muito curto do curso é dedicado ao reconhecimento prático e a aplicações dos conceitos investigados. Neste sentido, uma das metodologias para o ensino que introduz a contextualização prática ao estudante consiste na utilização de ferramentas didáticas para a realização de experimentos, tais como bancadas e equipamentos, os quais se tornam elementos chaves no processo de ensino-aprendizagem. Esta metodologia se aplica, principalmente, aos conteúdos relacionados a controle de processos, como por exemplo em sistemas dinâmicos, não lineares, com perturbações, presentes em cursos de engenharia que envolvem controle e automação. Dada a importância das ferramentas didáticas para compreender os conteúdos abordados de maneira teórica, este artigo relata o desenvolvimento de duas ferramentas didáticas para complementar o estudo teórico de sistemas de controle, a saber: um aeropêndulo e um pêndulo Furuta. Em geral, os sistemas de pêndulo invertido apresentam desafios tanto na etapa de modelagem quanto no projeto de controladores. Deste modo, os pêndulos apresentados neste artigo são ferramentas importantes para o ensino de conteúdos relacionados ao controle de sistemas. Uma vez que os protótipos dos sistemas propostos sejam validados por meio de experimentos de controle, os mesmos serão utilizados como ferramentas didáticas em componentes curriculares em cursos de engenharia como, por exemplo, em disciplinas de: sistemas de controle, sistemas realimentados, controle multivariável e controle não linear.
Publisher
Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
Subject
Information Systems and Management,Information Systems,Software
Reference24 articles.
1. Amorim, M. J. (2006). Desenvolvimento de Bancada Didático Experimental de Baixo Custo para Aplicações em Controle Ativo de Vibrações (Dissertação de Mestrado em Engenharia Mecânica). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.
2. Balchen, J. G., Handlykken, M., & Tysso, A. (1981). The need for better laboratory experiments in control engineering education. IFAC Control Science and Technology, 2(14), 3363-3368.
3. Boubaker, O. (2013). The inverted pendulum benchmark in nonlinear control theory: a survey. International Journal of Advanced Robotic Systems, 233(10), 1-9.
4. Campo, A. B. (2007). Projeto e simulação de um controlador digital para um sistema aeroestabilizador. Integração, 48(1), 61-65.
5. Cazzolato, B. S., & Prime, Z. (2011). On the dynamics of the Furuta pendulum. Journal of Control Science and Engineering, 2011(2011), 1-8.