Author:
Liduenha Vilas Boas Vitória,Esteves de Oliveira Almeida Lara,Jardim Loures Renata,Coutinho Lopes Moura Letícia,Moura Marcos de Assis
Abstract
O principal objetivo do monitoramento de adesão a terapia antirretroviral (TARV) é manter os portadores do Vírus da Imunodefi ciência Humana (HIV) com carga viral indetectável. A adesão do paciente à TARV é um processo dinâmico, multifatorial que requer decisões compartilhadas e corresponsabilizadas entre ousuário do serviço, a equipe de saúde e a rede social de apoio, visando atender às singularidades socioculturais, melhorando a qualidade de vida dos pacientes com HIV. Existem vários nos métodos de avaliação da aderência disponíveis, com diferentes implicações para as práticas clínicas e de pesquisa, porém não está defi nido um método padrão-ouro. Tendo em vista que a efetividade da terapia depende diretamente do engajamento dos pacientes, o estudo visa expor, mediante revisão de literatura, as principais barreiras encontradas nesse contexto e as diversas estratégias utilizadas na prática clínica para promover a adesão integral dos indivíduos portadores de HIV ao tratamento.
Publisher
Universidade Federal de Juiz de Fora
Reference30 articles.
1. BANDEIRA D. Adesão ao tratamento antirretroviral: uma intervenção multiprofi ssional. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 6, n. 3, 2016.
2. BELTRAN, M. A.; GIL, R. A.; NASIFF, V. Non-compliance with antiretroviral treatment and undetectable HIV viral load. Medicina (B Aires), v. 78, n. 5, p. 378-379, 2018.
3. BONNER, K. Viral load monitoring as a tool to reinforce adherence: a systematic review. JAIDS Journal of Acquired
4. Immune Defi ciency Syndromes, v. 64, n. 1, p. 74-78, sep. 2013.
5. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST e Aids. Diretrizes para o fortalecimento das ações de adesão ao tratamento para pessoas que vivem com HIV e Aids. 2007. Disponível em:http://aids.gov.br. Acesso em: 6 out. 2018.