Abstract
Esta pesquisa trata de um tema contemporâneo pouco explorado dentro do contexto do consumo, que são as práticas e relações sociais distintas dos padrões clássicos do mercado formal dos objetos novos. A partir da minha participação no âmbito comercial das roupas de segunda mão no comércio na cidade de Juiz de Fora – MG, destaco a importância da atividade do garimpeiro de roupa, que se apresenta como peça fundamental para a circulação de mercadoria específica e produção do valor das roupas usadas. Esta pesquisa pretende revelar características que delimitam essa atividade, enquadrada na pluralidade dos trabalhos informais, que adota práticas específicas no comércio. A investigação deste tema é uma tentativa de ultrapassar as noções convencionais do mundo da moda e vestuário, na medida em que o personagem social atua diretamente na separação, distinção, e classificação de produtos para a revenda. Sua atuação é responsável pela qualificação do produto e a reinserção de roupas no mercado.
Publisher
Universidade Federal de Juiz de Fora
Subject
Industrial and Manufacturing Engineering,Metals and Alloys,Strategy and Management,Mechanical Engineering
Reference25 articles.
1. APPADURAI, Arjun. La vida social de las cosas: Perspectiva cultural de las mercancias. Editorial Grijalbo: México, D.F., 1991.
2. ________________ . Dimensões culturais da globalização: A modernidade sem teias. Portugal: Teorema, 2004.
3. BAUMAN; Zygmunt. Vida para o consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.
4. BENDASSOLLI, P. F., & COELHO-LIMA, F. Psicologia e trabalho informal: a perspectiva dos processos de significação. (Psychology and informal work: the meaning-making perspective). Psicologia e Sociedade, 27(2), 382-392.
5. BOURDIEU; Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk. 2007.