Author:
Rocha de Menezes Edivaldo
Abstract
Este artigo tem por objetivo discutir o papel do batismo nos processos de construção das identidades religiosas dos membros da Primeira Igreja Batista de Trindade. Ele é baseado sobre tudo na etnografia produzida na Primeira Igreja Batista de Trindade, localizada na cidade de São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro. Partindo da noção de batismo como um rito de passagem (VAN GENNEP [1909], 2011), e sendo o batismo um dos rituais centrais do Cristianismo creio que pode ser um importante ponto de acesso para o entendimento das formas de vida religiosa articuladas ao Cristianismo, de forma geral, e à Tradição Batista, de forma particular, uma vez que, concepções e rituais sobre batismos são elementos de divergência entre as várias tradições cristãs. O foco deste estudo é compreender como novas subjetividades religiosas são criadas através da participação do batizante em diferentes arenas pedagógicas e da vida cotidiana que antecedem e sucedem o ritual em tela. Creio ser de suma importância, nos debruçar sobre estudos dessa parcela da sociedade brasileira e entender como os sujeitos são construídos neste circulo crescente da sociedade.
Publisher
Universidade Federal de Juiz de Fora
Subject
Industrial and Manufacturing Engineering,Metals and Alloys,Strategy and Management,Mechanical Engineering
Reference33 articles.
1. ALMEIDA, Cláudio Roberto dos Santos de. O caminho do senhor: conversão pentecostal e transformação da experiência na periferia de salvador. Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas PPGCS, Universidade Federal da Bahia, Salvador 2011. Disponível em: , acesso em 17/12/17.
2. BANAGGIA, Gabriel. Conversão, com versões: A respeito de modelos de conversão religiosa. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, vol.29 no.1 pp.93-105, 2009. Disponível em: , acesso em 18/12/17.
3. CAMPOS, Roberta Bivar Carneiro.; Mísia Lins Reesink. Mudando de eixo e invertendo o mapa: Para uma Antropologia da religião plural. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro 2011, vol.31 no.1 pp. 209-227. Disponível em: , acesso em 12/12/17
4. CAMPOS, Roberta Bivar Carneiro; Eduardo Henrique Araújo de Gusmão. Reflexões metodológicas em torno da conversão na IURD: Colocando em perspectiva alguns consensos. Revista Estudos de Sociologia, Araraquara, vol. 18, No. 34, pp. 57-74, Jun. 2013. Disponível em: , acesso em 18/12/17.
5. COSTA, Grasielle Aires da. O conceito de ritual em Richard Schechner e Victor Turner: Análises e comparações, revista aSPAs. Vol. 3 No 1 pp. 49-60. Disponível em: , acesso em 12/12/17