Abstract
O artigo objetiva analisar desafios para a efetivação das políticas públicas de inclusão escolar no município de Sítio Novo/MA. Sustentam a investigação as discussões de autores que tratam da temática, como Menezes (2017), Ball (2011), dentre outros, além de documentos legais. A metodologia utilizada foi estudo de caso com abordagem qualitativa. Realizaram-se observações na escola pesquisada e entrevistas semiestruturadas com três professores que atuavam com alunos com deficiência, além da Secretária de Educação de Sítio Novo/MA. A partir dos dados gerados, fez-se a análise de conteúdo. Os resultados revelaram desconhecimento dos professores sobre políticas de inclusão, ausência de formação docente, necessidade de diálogo entre Secretaria de Educação e docentes sobre o que já é efetivo, falta de acessibilidade na escola, entre outros. Logo, são necessárias políticas públicas mais efetivas para a promoção da acessibilidade escolar, além de formações continuadas a todos os professores em prol de conhecimentos consistentes e concretização da inclusão na escola.
Publisher
Universidade Federal de Juiz de Fora
Reference32 articles.
1. AGAPITO, Francisca Melo. A formação de professores surdos que atuam no município de Imperatriz-MA. 2015. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Programa de Pós-Graduação em Ensino, Universidade do Vale do Taquari (Univates), Lajeado, RS, 2015.
2. ANDRADE, Emanuele Texeira; MENDES, Enicéia Goncalves. Estudo comparativo em três municípios da política de inclusão escolar na percepção de alunos com deficiência física. Arquivos analíticos de políticas educativas, Arizona, Estados Unidos, v. 23, n. 32, p. 1-20. mar. 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=275041389061. Acesso em: 14 fev. 2018.
3. BALL, Stephen. Sociologia das políticas educacionais e pesquisa crítico-social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa em política educacional. In: BALL, Stephen; Mainards, Jefferson (Orgs). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. p. 21-53.
4. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
5. BORGES, Jorge Amaro de Souza; PEREIRA, Andreia Colares Cabral. O estado da arte sobre políticas públicas para pessoas com deficiência no Brasil: dialogando sobre transversalidade e educação. Rev. Serv. Público, Brasília. p. 555-573, out./dez. 2016. Disponível em: https://inclusao.enap.gov.br/wp-content/uploads/2018/05/o-estado-da-arte-sobre-pp-para-pcd-no-Brasil.pdf. Acesso em: 20 abr. 2020.