Abstract
O cuidado ao neonato hospitalizado é fundamental, devido a situação de maior vulnerabilidade, pois encontra-se em processo de adaptação com o ambiente e de formação. A epiderme mais permeável, com menor sensibilidade periférica e mais úmida, associada a fatores como restrição no leito, pressão e cisalhamento, utilização de dispositivos médicos, relacionam-se ao aparecimento de lesões por pressão. Objetivo: Identificar e analisar as evidências científicas quanto à ocorrência de lesão por pressão relacionadas à dispositivos médicos em crianças internadas em unidade de terapia intensiva neonatal. Método: Revisão sistemática, cuja seleção dos artigos ocorreu nas bases de dados Cinahal, Cochrane, Embase, Pubmed e Scopus, em julho de 2021, com seguintes operadores boleanos: “Pressure injury” AND “Neonatal intensive care unit” AND “Medical device related pressure ulcer”, resultando na seleção de 4 artigos. Para a análise dos dados, foi realizada a incidência global e meta análise com representação gráfica no Microsoft Excel. Resultados: Identificou-se a incidência global de 39,6% em relação ao acometimento por lesões por pressão relacionadas a dispositivos médicos na amostra, ocasionadas, principalmente, em região da face pelo nCPAP, apresentando-se em estágio 1 e 2. Conclusões: A incidência desse tipo de lesão configura riscos aos neonatos e proporciona o aumento do tempo de hospitalização.
Reference26 articles.
1. Ministério da Saúde (BR). Atenção à saúde do recém-nascido: cuidados gerais. [Internet] 2014. 2nd.ed. Available from: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_saude_recem_nascido_v1.pdf
2. Hockenberry MJ, Wilson D. Wong: Fundamentos de enfermagem pediátrica. 9a.ed. Amsterdã: Elsevier; 2015.
3. Martins CP, Tapia CEV. A pele do recém-nascido prematuro sob a avaliação do enfermeiro: cuidado norteando a manutenção da integridade cutânea. Rev Bras Enferm. 2009; 62(5): 778-83.
4. Fontenele FC, Pagliuca LMF, Cardoso MVLML. Cuidados com a pele do recém-nascido: análise de conceito. Esc Anna Nery. 2012; 16(3): 480-85.
5. European Pressure Injury Advisory Panel, National Pressure Injury Advisory Panel, Pan Pacific Pressure Injury Alliance. Prevention and Treatment of Pressure Ulcers/Injuries: Clinical Practice Guideline. The International Guideline. 3a.ed. Emily Haesler (Ed.). EPUAP/NPIAP/PPPIA: 2019.
Cited by
2 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献