Abstract
Introdução: A adolescência é uma fase transicional da vida marcada por diversas modificações (tais como físicas, hormonais, cognitivas, comportamentais e emocionais), devido a essas alterações a saúde mental dos jovens podem ficar mais vulneráveis a determinados estímulos e situações, estando sujeitos a anedonia, estado emocional caracterizado como perda de prazer ou redução da reatividade a estímulos prazerosos. Objetivo: Investigar fatores associados a sintomas de anedonia em adolescentes. Método: Trata-se de uma pesquisa do tipo Revisão Integrativa, com a seguinte questão norteadora: Quais os fatores de risco comumente associado aos sintomas de anedonia em adolescente? Os descritores utilizados foram extraídos do Decs e Mesh terms e a busca foi realizada em três bases de dados, sendo elas Bireme, PubMed e Scopus. Resultados: A amostra foi composta por 10 estudos selecionados por meio da aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, a maioria dos estudos avaliaram os níveis de anedonia e sua relação com outros transtornos, além de situações que favoreceriam o aparecimento de anedonia em adolescentes. Evidências sugerem que a anedonia pode influenciar no agravamento de transtornos mentais, como também pode surgir atreladas a eles, devido a exposição e experiências traumáticas principalmente na Infância. Conclusão: A investigação dos fatores associados a anedonia permite uma prevenção e ação clínica mais rápida, tornando possível que intervenções eficazes possam ser traçadas, para isso é preciso que pais, educadores e profissionais da saúde, principalmente de saúde mental, fiquem atentos e não ignorem sinais e sintomas de anedonia em adolescentes.
Reference28 articles.
1. Scarpati B, Gomes KM. Depressão na adolescência: causas, sintomas e tratamento. Revista de iniciação científica. 2020; 18 (2): 1-15.
2. Brasil. Lei nº 8069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF, 16 jul 1990.
3. Lima FR, Sousa DJ. Drogadição e juventude: uma leitura integrativa entre os saberes das políticas públicas sociais no campo da saúde e da educação. Brazilian Applied Science Review. 2020;4(3):1115-1129.
4. Minev M. Self-esteem and depression in adolescents. Trakia Journal of Sciences. 2018;2:119-127.
5. Santos G, Silva M. Depressão na adolescência relacionada ao advento das mídias sociais na contemporaneidade. RECH - Revista Ensino de Ciências e Humanidades. 2021; 5(1):174-193.