Abstract
RESUMO
Objetivo: Caracterizar, por meio da literatura, como a teoria de Hildegar E. Peplau pode ser aplicada na prática da estomaterapia para melhorar a qualidade do cuidado oferecido aos pacientes hospitalizados. Método: Constitui-se de Revisão Integrativa, tendo como questão de pesquisa: o que há publicado na literatura sobre como a teoria de Hildegar E. Peplau pode ser aplicada na prática da estomaterapia para melhorar a qualidade do cuidado oferecido aos pacientes hospitalizados? Selecionaram-se os critérios de inclusão: artigos originais, de revisões de literatura e de relatos de experiência de 2013-2023, disponíveis online na íntegra, em português, inglês e espanhol e que respondessem à questão de pesquisa. Os critérios de exclusão foram: artigos duplicados, cartas ao editor, dissertações, teses e monografias. As buscas ocorreram na Biblioteca Virtual em Saúde e na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos e PubMed em julho e setembro de 2023. Resultados: Os 7 artigos selecionados foram examinados detalhadamente, e os principais achados relacionados à aplicação da Teoria de Peplau na estomaterapia foram sintetizados de forma descritiva. Esses achados ajudarão a compreender como essa teoria pode ser eficaz na melhoria da qualidade do cuidado prestado aos pacientes com estomias e outras condições estomaterapêuticas. Conclusão: A atuação do enfermeiro é pautado na busca por um cuidado especializado, fornecendo suporte clínico, assistencial, emocional e psicossocial. A identificação das necessidades dos pacientes é essencial para aprimorar a assistência e promover melhores resultados para os indivíduos atendidos.
Reference15 articles.
1. - Johansen AB, Larsen PB, Smith T. Impact of Peplau's Interpersonal Relations Theory on Perioperative Anxiety and Stress Among Stoma Patients. J Wound, Ostomy and Continence Nursing 2020;47(3):269-74.
2. – Peplau HE. Interpersonal Relations in Nursing: A Conceptual Frame of Reference for Psychodynamic Nursing. New York: G.P. Putnam's Sons; 1952.
3. – Smith LK, Brown CA. Continuing Education for Stoma Care Nurses: A Critical Review. Gastrointestinal Nursing 2019;17(2):33-9.
4. – Hartmann J, Robinson M, Sanchez M. Empathy and Stoma Care: The Role of the Stoma Care Nurse. British J Nursing 2018; 27(21):1214-18.
5. - Gonçalves JR. Como escrever um artigo de revisão de literatura. Rev JRG. 2019;2(5):29-55. Doi: https://doi.org/10.5281/zenodo.4319105