Author:
Alves Sousa Clifftianny,Lucas da Silva Cármen Lúcia
Abstract
Objetivo: analisar a percepção das pessoas com doença renal crônica sobre o processo de saúde e doença a partir da ótica dos determinantes sociais de saúde. Método: trata-se de uma pesquisa de abordagem dialética, qualitativa, desenvolvida em um Hospital da rede de saúde pública do Distrito Federal – DF, tendo como amostra 20 pacientes em tratamento renal substitutivo de hemodiálise. Resultados: constatamos que os fatores sociais, econômicos, biológicos e culturais que envolvem o processo de saúde-doenças dos portadores de DRC não são percebidos por estes como condicionantes do processo de adoecimento, apesar destas apresentaremas bases materiais como problemas sociais e de saúde. Conclusão: as desigualdades sociais tanto influenciam como determinam o processo de adoecimento dos portadores de doença renal crônica.
Publisher
Fundacao de Ensino e Pesquisa em Ciencias da Saude
Reference30 articles.
1. Inácio de Oliveira MJ, do Espírito Santo E. A relação entre os determinantes sociais da saúde e a questão social. Uniter Cad Saude Desenvolv. 2013; 2(2): 7-24.
2. Organização Mundial da Saúde (OMS). Constituição da Organização. 5 Mundial da Saúde (OMS/WHO) – 1946. Disponível em:
3. http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/OMS-Organiza%C3%A7%C3%A3o-Mundial-daSa%C3%BAde/constituicao-da-organizacao-mundial-da-saude-omswho.html
4. Carvalho AI. Determinantes sociais, econômicos e ambientais da saúde. In Fundação Oswaldo Cruz. A saúde no Brasil em 2030 – prospecção estratégica do sistema de saúde brasileiro: população e perfil sanitário [online]. Rio de Janeiro: Fiocruz/Ipea/Ministério da Saúde/Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, 2013. Vol. 2. pp. 19-38. ISBN 978-85-8110-016-6. Disponível em SciELO Books.
5. Silva ACR, Lemos ST de F. Implicações sociais do tratamento hemodialítico na vida de jovens com doença renal crônica. O Público e o Privado [Internet]. 2018 [acesso em 2023 abr 10];16(31 jan.jun):107-28. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/2298