Author:
Morais Silva Brunna Luanna,Nascimento de França Valdelice
Abstract
O presente estudo tem como objetivo analisar casos de crianças e adolescentes que receberam diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou possuem a suspeita do referido diagnóstico, levando em conta a importância de um diagnóstico diferencial entre autismo e psicose nessa faixa etária. Observa-se a partir da história do diagnóstico de autismo, que o TEA acabou por homogeneizar e absorver outros transtornos graves do desenvolvimento. Na condição de exclusão da psicose infantil do Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais (DSM) e do acelerado crescimento do diagnóstico de autismo. Considera-se a hipótese de que, atualmente, dentro do diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA), o autismo confunde-se com a psicose e outros transtornos graves presentes na infância e adolescência. A pesquisa foi realizada no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) da Asa Norte – Brasília - Distrito Federal (DF), utilizando amostra de dois casos. Utilizou-se como metodologia de pesquisa o estudo de caso, e para a análise de dados, análise de conteúdo de Laurence Bardin. A partir dos resultados, concluiu-se a importância de realizarmos uma investigação diagnóstica pautada na escuta do sujeito, buscando compreender o sujeito em relação e não somente a partir da análise de sinais e sintomas ditos observáveis.
Publisher
Fundacao de Ensino e Pesquisa em Ciencias da Saude
Reference26 articles.
1. Bursztejn, C. Evolução dos Conceitos de Autismo e Psicose na Criança. In Laznik, MC, Touati B, Bursztejn, C. Distinção Clínica e Teórica Entre Autismo e Psicose na Infância. São Paulo: Instituto Langage, 2016. p. 10 - 23.
2. Fernandes CS, Tomazelli J, Girianelli VR. Diagnóstico de autismo no século XXI: evolução dos domínios nas categorizações nosológicas. Psicologia USP. 2020;31.
3. Klin A. Autismo e síndrome de Asperger: uma visão geral. Revista Brasileira de Psiquiatria [Internet]. 2006 May;28(suppl 1):s3–11. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462006000500002
4. Habowski DL, Campos IFA. Considerações sobre o diagnóstico de autismo a partir da revisão de DSM IV E V. Salão do Conhecimento [Internet]. 2019 Oct 15; Available from: https://www.publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/article/view/12258
5. Araújo Álvaro Cabral, Lotufo Neto Francisco. A nova classificação Americana para os Transtornos Mentais: o DSM-5. Rev. bras. ter. comport. cogn. [Internet]. 2014 Abr [citado 2023 Jun 26] ; 16( 1 ): 67-82. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-55452014000100007&lng=pt.