Abstract
A pandemia trouxe impactos negativos em diversos setores da sociedade, dentre eles, o turismo, que foi bastante afetado. Em relação à quarentena, acredita-se que as mudanças causaram o aumento do estresse da população. Com a diminuição de casos de COVID-19, muitas atividades têm sido retomadas gradativamente pós-isolamento, a exemplo do turismo em Parques Urbanos (PU). É inegável que a utilização e o contato com espaços verdes urbanos e outros espaços naturais, como os parques, podem contribuir para a manutenção da saúde e do bem-estar dos frequentadores. O Bosque Rodrigues Alves (BRA) é considerado um patrimônio da cidade de Belém, sendo importante na preservação da flora e fauna do ecossistema amazônico. Neste sentido, este artigo teve como objetivo analisar a percepção do turismo pós-isolamento da pandemia a partir de seus visitantes. A metodologia utilizada foi a quali-quantitativa realizada por meio da aplicação de 500 questionários aos visitantes durante o mês de outubro de 2021. Os dados foram tabulados e, posteriormente, realizou-se a análise estatística. Como resultado, observou-se que os visitantes do Bosque são jovens adultos, com idade de 31 a 40 anos, cujos principais pontos de insatisfação relatados foram a sinalização, a acessibilidade e a infraestrutura local. Deste modo, concluiu-se que para essas problemáticas é necessário um direcionamento das políticas públicas voltadas para a revitalização e manutenção do BRA para que as visitas sejam mais agradáveis.
Subject
General Earth and Planetary Sciences,General Environmental Science
Reference30 articles.
1. Bahia, Mirleide Chaar (2012). O lazer e as relações socioambientais em Belém – Pará (Tese de doutorado). Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Belém.
2. Carasek, Mirian; Melo, Evanisa Fátima Reginato Quevedo e Melo, Ricardo Henryque Reginato Quevedo (2017). Parques urbanos na promoção da qualidade de vida: estudo de caso em Passo Fundo, RS. GC – Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades, 5(35), 55-67.
3. Cardoso, Silvia Laura Costa (2017a). Lazer e turismo em jardins botânicos urbanos: Bosque Rodrigues Alves, Belém/Pará/Amazônia – Conhecer para preservar. Revista Terceira Margem Amazônia, 2(7), 261-271.
4. Cardoso, Silvia Laura Costa (2017b). Tomada de decisão em jardim botânico: Bosque Rodrigues Alves – Jardim Zoobotânico da Amazônia (BRAJZBA). AOS, 6(2),123-131.
5. Cardoso, Diogo; Cura, Sara; Viana, William; Queiroz, Luiz e Costa, Maria. (2017). Espacialidades e ressonâncias do patrimônio cultural: Reflexões sobre identidade e pertencimento. GOT, 11, 83-97. http://dx.doi.org/10.17127/got/2017.11.004