Abstract
A Biogeografia é uma área de conhecimento interdisciplinar, para a qual a Geografia tem oferecido importantes contribuições ao longo do tempo. Este artigo tem o objetivo de realizar uma análise da evolução dessa área do conhecimento na Geografia e efetuar considerações a respeito dos trabalhos apresentados durante o XII Encontro Nacional da Anpege (ENANPEGE), realizado em Porto Alegre (RS) em outubro de 2017. Foi observado que a contribuição da Geografia à Biogeografia passa, historicamente, por uma reflexão metodológica, onde o conceito adotado de Natureza é fundamental. Sobre o ENANPEGE, os trabalhos apresentados demonstraram a preocupação em apreender as dinâmicas de uma Natureza cada vez mais antropizada, tanto do ponto de vista da degradação como pela oportunidade de novas formas de uso dos recursos existentes, incluindo as áreas urbanas. Finalizando, chamamos atenção para algumas ações que devem ser efetuadas para que a Biogeografia possa colaborar de forma mais decisiva para a compreensão dessa Natureza transfigurada.
Subject
General Earth and Planetary Sciences,General Environmental Science
Reference61 articles.
1. AB’SÁBER, A. N. Problemática da Desertificação e da Savanização no Brasil intertropical. Geomorfologia, v. 53, 1977.
2. BACHELARD, G. A Formação do Espírito Científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contra - Ponto, 1996.
3. BERTRAND, G. Pour une étude géographique de la végétation. Rev. Géographie des Pyrenées et du Sud-Ouest, v. 37, p. 129 – 143, 1966.
4. BERTRAND, G.; BERTRAND, C. Territorialiser l’environnement. Un objectif pour la Géographie. Dijon: Geoforum, 24 – 26 de maio de 1991.
5. BUENO, L.; DIAS, A. Povoamento inicial da Amércia do Sul: contribuições do contexto brasileiro. Estudos Avançados, v. 29, n. 83, p. 119 – 147, 2015.