Abstract
Neste texto temos a intenção de realizar apontamentos e aprofundamentos relacionados ao atual momento vivido pelo agrohidronegócio canavieiro na Região Administrativa de Presidente Prudente (SP), que se localiza no que estamos denominando enquanto “Polígono do Agrohidronegócio” no Centro-Sul do Brasil. O objetivo central deste texto recai dessa forma, sobre a discussão em consideração aos (re) arranjos que se configuram no período marcado pela transição técnica/tecnológica nos canaviais dessa região na última década, com ênfase para o redesenho das rotas (trajetórias) migratórias dos trabalhadores que percorrem o território brasileiro, que ao não mais conseguirem se empregar no corte e plantio manual da cana-de-açúcar, passam a condição de ‘viúvos da cana’, em meio a um cenário de terceirização total, perda de direitos, processo de adoecimento e descarte destes trabalhadores. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e relatos orais com os trabalhadores e suas instâncias de representação, os sindicatos dos trabalhadores e empregados rurais.
Subject
General Earth and Planetary Sciences,General Environmental Science
Reference38 articles.
1. BARRETO, M.J.; THOMAZ JÚNIOR, A. O cenário do agronegócio canavieiro na região do Pontal do Paranapanema-SP. In: ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, 21, 2012, Uberlândia. Anais... Uberlândia: [s/n], 2012
2. BARRETO, M.J. Novas e velhas formas de degradação do trabalho no agrohidronegócio canavieiro nas regiões administrativas de Presidente Prudente e Ribeirão Preto. 2018.377f. Tese (Doutorado em Geografia) -Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente.
3. BENTO, F.S.; THOMAZ JUNIOR, A. A dinâmica geográfica do trabalho encimada nas migrações sazonais para os canaviais do Pontal do Paranapanema (SP), no início do século XXI. PEGADA-A Revista da Geografia do Trabalho, v. 16, n. 1, 2015.
4. BENTO, F.S.; THOMAZ JUNIOR, A. Os desafios para a construção de uma Geografia do Trabalho no início do século XXI em meio ao adoecimento e descarte de trabalhadores no agrohidronegócio canavieiro na Região Administrativa de Presidente Prudente (SP). PEGADA-A Revista da Geografia do Trabalho, v. 20, n. 1, 2019.
5. BRAY, S.C.; FERREIRA, E.R.; RUAS, D. G.G. As políticas da agroindústria canavieira e o PROÁLCOOL no Brasil.1. ed. Marília: Editora da UNESP, 2000, 104p.